A Vivara, maior rede de joalherias da América Latina, apresenta os resultados do 1T23, com 343 pontos de vendas em operação, com 7 novas lojas nos três primeiros meses do ano, sendo 245 lojas Vivara, 77 lojas da marca Life e 21 quiosques espalhados por todas as regiões do país. Nos últimos dois anos, a Vivara intensificou a expansão orgânica dos canais adicionando 107 novas operações, representando 31,2% do parque em maturação. No 1T23, a companhia atingiu R$ 487,5 milhões de faturamento, crescimento de 18,7% em relação ao 1T22, com relevante crescimento da participação da categoria Life.

 

A receita líquida do 1T23 foi de R$ 391,6 milhões, com expansão de 16,1%, em relação ao 1T22. O EBITDA ajustado atingiu R$ 58,0 milhões, com margem EBITDA ajustada de 14,8%. O crescimento de 13,3% reflete o bom ritmo de vendas e a correta composição de estoque em todas as categorias. As vendas em mesmas lojas (SSS de lojas físicas + e-commerce) atingiram 11,4%; aumento de 18,9% de área de vendas nos últimos 12 meses. As vendas digitais cresceram 36,6% no trimestre, representando 14,5% das vendas totais, 1,9 p.p. superior à penetração registrada no mesmo trimestre do ano anterior.

 

A companhia encerrou o 1T23 com 17,7% de participação no mercado brasileiro de joias, sendo 9,1% para a categoria de joias Vivara; 5,9% Life e 2,7% de outras categorias. Para 2023, a Companhia segue confiante na manutenção e expansão da sua posição de liderança no mercado, fortalecendo cada vez mais seus projetos estruturantes e de crescimento.

Paulo Kruglensky, CEO da Vivara. foto divulgação

“No 1T23 investimos R 44 milhões, 84,5% a mais que no mesmo período do ano passado. Inauguramos lojas Vivara e Life, dando continuidade ao nosso plano de expansão, realizamos reformas e melhorias de nossas lojas e investimos na nova fábrica prevista para iniciar sua operação ainda no segundo semestre deste ano”, afirma Paulo Kruglensky, CEO da Vivara.

 

Com a grande aceleração da expansão de lojas exclusivas da marca Life nos últimos dois anos, a participação dessa unidade de negócio representou 15,6% da receita do canal físico, participação 8,4 p.p. maior que no 1T22. Essa forte expansão de receita é explicada pela expansão das lojas exclusivas da marca nos últimos 12 meses; crescimento do same store sales (SSS) de lojas Life acima da média do parque total; aumento do sortimento de produtos da marca, diversificando cada vez mais o portfólio disponível e a correta estratégia de comunicação e marketing.