Hoje dia 26 de março (sábado) faz 120 anos da morte  de  Antónia Adelaide Ferreira – a famosa Dona Antónia, conhecida como Ferreirinha, uma das mulheres mais importantes da viticultura  Ela foi  responsável por colocar no mapa do mundo dos vinhos, as regiões do Douro e do Porto, principalmente a do Douro, mantendo sua quinta nas mãos da família portuguesa e não na de ingleses, comum na época (1.751).  

 

Herdou os negócios da família em 1844, aos 33 anos de idade, não se limitou a gerir a herança e fez uso de sua energia e personalidade para expandir os negócios,  Dona Antónia construiu uma das mais colossais fortunas do seu tempo. Fez frente aos ingleses que dominavam o vinho do Porto, recusou títulos, enfrentou pragas naturais devastadoras, construiu e melhorou dezenas de quintas. Foi durante anos a maior exportadora do vinho do Porto e sua reputação ficou tanto pelo seu caráter de empresária, como também a de protetora dos mais necessitados, sendo responsável pela construção do Hospital da Régua, sua região natal, e por outras importantes obras sociais.

 

“Foi por isso que, em 1988, os seus descendentes decidiram criar o Premio Dona Antónia Adelaide Ferreira que, anualmente, reconhece mulheres portuguesas que, por seu empreendedorismo e habilidades humanas, tenham se destacado por replicar o exemplo de Ferreirinha nos dias atuais, em especial contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Portugal. Acredito que essa é uma maneira muito interessante de se manter vivos os valores deixados por essa figura tão inspiradora” diz Flávia Garrido, Gerente de Produtos da Inovini,divisão de vinhos da tradicional importadora Aurora