A 1ª  Piracaia Tchéquia Week,   criado com o objetivo de destacar elementos da República Tcheca no interior paulista, e lançado pelo empresário Marcos Oliveira  acontece de  09 a 24 de março de 2024.”Piracaia não foi colonizada por tchecos e os imigrantes – que vieram com Bata, também não fixaram-se em quantidade. Assim, a ideia original do evento era celebrar em apenas um final de semana alguns elementos do país, mas com a aceitação de diversos estabelecimentos, fui recebendo pedidos para novas programações, o que gerou esses 15 dias de atividades e será uma experiência inovadora e positiva para a pequena cidade”, afirma Marcos.

 

O evento é organizado pela Redescobrindo Ideias em parceria com o Núcleo de Memória Jan Antonin Bata, conta com uma agenda dedicada aos sabores quase tchecos nos restaurantes e cafés: Porta ao Lado Café, Fontoura & Kiehl, Georgina Restaurante, Bergamo Ristorante, Bierizal Steak House, Divino Pastel, Que Maravilha, Breda Restaurante, Capril Santa Edwiges, Marcelo Papi Pães, Restaurante do Marcão, Pepper Haus Geleias e Pimentas, Adega Avenida e Rolfsen Bier.

Salada de pera com queijo gorgonzola – prato típico tcheco
Divulgação

Na agenda cultural, uma exposição de fotos das jornalistas Ângela e Camila Karam,  no dia 09/03, às 16h, e outra do arquiteto Fábio Rolfsen com parte de seu acervo dedicado ao Bata ampliam as visões do destino. No dia 17/03, o Capril Santa Edwiges receberá um café da manhã colonial para famílias seguido de ordenha e oficina de coalhada com leite de cabra. O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo emprestará 2 exposições permanentes de sua coleção: “Bata” e “Cerveja” que estarão expostas na Rolfsen Bier.

No dia 23/03, a Casa Viva Piracaia apresenta o show “Euro Gypsy Duo” com Daniel Szafran no piano e Florian Cristea no violino trazendo músicas do Leste Europeu. Antes, a arquiteta Lilian Staningher, do Núcleo de Memória, fará um bate papo sobre a vida e importância do imigrante. Tudo com comidinhas tchecas preparadas pela chef Paula Simões. Já Marcelo Papi Pães receberá um pequeno grupo para uma oficina de pão tcheco com fermentação natural no encerramento (24/03), além de café da tarde, às 16h. Dois webinares serão realizados reunindo convidados que não poderão estar presencialmente no município.

A Piracaia Tchéquia Week conta com o patrocínio da associação Isso é Piracaia e apoio institucional das missões diplomáticas tchecas no Brasil (a Embaixada em Brasília e o Consulado Geral em São Paulo); o Visit Tchequia (órgão oficial de promoção do país), AbrasOFFA, União Cultural Tcheco Brasileira, Comtur Piracaia, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Piracaia. Os mídia partners são: Turismo SA e Piracaia Hoje.