A Deca anunciou ontem (05), os vencedores do 21º Concurso Estudos Deca. A premiação reconhece os melhores projetos de estudantes de arquitetura e design de interiores, além de levar informação e dar contribuição para a formação destes futuros profissionais, por meio de palestras realizadas pela equipe de arquitetas da Deca, que nesta edição conseguiram impactar mais de 5.000 estudantes da área. Outra novidade foi a expansão regional do concurso, com participação de alunos de todo o Brasil. Fátima Barnabé, arquiteta da Deca, comemora os números expressivos desta edição. “Este ano tivemos um número grande de trabalhos inscritos, mais até do que o ano passado”, revela. 

Na ocasião, foram premiados 12 estudantes nas categorias Design de Interiores (banheiro de blogueira e banheiro de escola infantil) e na categoria Arquitetura (banheiro equipamento urbano praia e banheiro mercado público municipal). Para avaliar os trabalhos e definir os grandes vencedores, o corpo de jurados contou com Cristina Bava, Fátima Barnabé, Flávio Butti, Ana Maria Bogar e Mara Chap Chap.

Vencedor na categoria Design de Interiores com o projeto banheiro de blogueira, Lucas Coelho, estudante de design de interiores da ETEC Carlos de Campos, diz que sempre teve uma expectativa boa sobre o concurso Deca. “É muito gratificante participar de um concurso como este, ainda mais de ter sido escolhido para ser um dos finalistas”, afirma o estudante.

Ainda na categoria Design de Interiores, Linda Martins levou o primeiro prêmio com seu projeto de banheiro de escola infantil. A ganhadora diz que no ano passado já quis ter participado do concurso, mas que não se sentia preparada e por isso esperou esta edição para se inscrever. Para Linda, a experiência foi incrível e o tema de banheiro de escola infantil é complexo. “Tive que estudar muito, pois nunca tinha feito um projeto assim”, afirma. A estudante não esconde a emoção de ter sido escolhida para estar entre os finalistas. “Quando vi que estava na final foi muita emoção. Já tinha ficado feliz de ter conseguido entregar o material”, comemora.

Para o jurado Flávio Butti, este ano os trabalhos estão mais ricos em detalhes e mais elaborados. Um destes projetos pode ser representado pelo do estudante de arquitetura, Artur Bernardoni que participou pela primeira vez de um concurso e escolheu o da Deca para apresentar seu projeto. “Vi uma oportunidade de apresentar um projeto diferente. Achei que as regras me deram liberdade para eu seguir com o que imaginei”, destaca Arthur.

Ainda na categoria de arquitetura, Camila Volken venceu com o projeto de banheiro para mercado público municipal. A estudante está no 4º semestre de arquitetura e diz que esta foi a primeira vez que se inscreveu em um concurso e acredita que ter participado a ajudou a adquirir conhecimento não só sobre o funcionamento dos produtos da marca em banheiros públicos como também sobre arquitetura de interiores. “Acho que já tenho um diferencial. Aprendi como é feito todo o processo de um projeto”, ressalta Camila.

Todos os finalistas terão seus trabalhos expostos no Espaço de Design Deca no período de 06 de outubro a 05 de novembro de 2016. Para os vencedores, além dos prêmios, também terá a publicação de seus projetos na revista Casa Claudia, além de concorrem ao sorteio de um ambiente na edição 2017 da CASACOR, maior evento de arquitetura e decoração da América Latina, que esse ano teve como contemplado o estudante Lucas Coelho, que ficará responsável pelo banheiro público da mostra.

Confira nas fotos de Beto Tchernobilsky