Esta  edição do Inspiramais, que aconteceu entre os dias 11 e 12 de julho na FIERGS, em Porto Alegre/RS, seguiu o tema Homo Faber – temporada 2024_II,reunindo mais de 150 expositores de insumos e materiais que receberam, nos dois dias de evento, cerca de 7 mil pessoas do Brasil e de parte do  mundo, devendo gerar mais de US$ 42 milhões.

foto Tânia Muller

Presentes 15 curtumes  com estandes individuais e nos espaços de tendências como a mostra Preview do Couro 2025 , com  couros bovinos e exóticos desde quantidades pequenas (a partir de uma pele) até grandes lotes para indústrias de transformação, contando ainda com  estandes dedicados a outros materiais, integrando em um só espaço todos os componentes criativos para o desenvolvimento de uma coleção de moda.

O designer Marnei Carminatti, responsável pelo Preview do Couro foto Tânia Müller

Os curtumes participantes dessa edição foram: Brasleather;  Couros Bom Retiro; Curtume Mats; FAF Couros; Fuga Couros S/A; Leather Labs; Nova Kaeru; OCM Best Brasil; Real Couros; Romeu Couros; Strut Piveta; Tilápia Leather; Tre Anytry; Treat Couros e Zitty Couros.

Pele de avestruz da Sturt Piveta foto Tânia Müller

A Sturt Piveta  além da criação da ave de avestruz, transferiu esse pioneirismo para a confecção de couro de avestruz, transformando-o em produtos de luxo . São  calçados, botinas,  chapéus, carteiras, acessórios, facas e espetos, decoração , produzindo ainda  e comercializando  carnes especiais como avestruz  pelo seu frigorífico Sturt.

foto Tânia Müller

Segundo a gerente Rosiani, a empresa que   constantemente  faz viagens  ao exterior para ver as  tendências, sentiu  a necessidade de acrescentar um número maior de cores, sempre mantendo a preocupação com a qualidade do produto. E isto foi mostrado para os compradores nesta edição.

foto Tânia Müller

Entre os produtos, está o   óleo natural de avestruz ,  que  pode ajudar a melhorar a saúde e a beleza, pois  possui uma grande variedade de benefícios para a saúde, incluindo ação anti-inflamatória, hidratação, redução da dor nas articulações e melhora da saúde cardiovascular, tanto em óleo como em cápsulas.

Sapato  de couro de avestruz produzido pela  Sturt ,foto Tânia Müller

 

A Nova Kaeru, localizada na cidade de Três Rios, no interior do estado do Rio de Janeiro, especializada em couros exóticos como pirarucu, jacaré ,avestruz, salmão e em outros peixes afim , é o primeiro curtume 100% orgânico do mundo, onde todo o processo prioriza a economia circular.  Hoje exporta para mais de 30 países, sendo 90% da  sua produção para este fim

 

Gabriel Tardin foto Tânia Müller

Segundo Gabriel Tardin, presente ao evento, a empresa  implantou caminhos de sustentabilidade para alcançar um impacto positivo sobre a biodiversidade , aprimorando os processos internos, atingindo uma produção 100% orgânica,  e garantindo a reutilização e o uso mínimo de água, ao mesmo tempo em que reduz  a pegada de carbono.

foto Tânia Müller

Após anos de investimentos e pesquisas, a pele do peixe, que antes era descartada como lixo,  se transforma em objetos de desejo, como sapatos,  bolsas, roupas e até em estofados, tornando-se  um luxuoso produto orgânico. A prática do manejo sustentável é controlada pelo IBAMA com inclusão do saber local, ajudando a sustentar e desenvolver as comunidades que pescam em áreas regulamentadas

 

Biotecido beLEAF  foto Tânia Müller

A empresa apostou nas folhas da planta Orelha de Elefante para desenvolver um produto que tem características similares a do couro animal. Uma alternativa vegana e orgânica às matérias-primas de origem animal. Foram cinco anos de pesquisa e desenvolvimento para a criação do biotecido denominado de beLEAF. Os agentes curtentes utilizados são todos orgânicos e não há uso de metais pesados.  O tecido é soldado com uma cola química patenteada pela empresa, altamente resistente. Trata- se de uma camada de proteção em poliuretano sintético , as emendas são internas e não são visíveis do lado de fora . Além de exigir pouco do meio ambiente em comparação aos materiais tradicionais, também elimina a pegada de carbono de sua produção, fornecendo O2 para a atmosfera.

 

 

A cearense Delfa , referência nacional e o maior no segmento de bojos na América Latina, nos segmentos  de moda íntima, praia e fitness, também esteve expondo , e em  busca de inspirar e despertar a consciência e a responsabilidade socioambiental, com 20 anos no mercado, reforça suas práticas sustentáveis com produção de matéria-prima feita à base de garrafa pet e CO². Em parceria com a alemã Covestro, iniciou seus investimentos em ações voltadas à sustentabilidade com os  produtos Eco Pet e Eco CO², derivados de garrafa pet e dióxido de carbono, respectivamente, sendo  a primeira no país no seu segmento, a trabalhar com produção a partir de pet, que é distribuído por meio de empresas parceiras. A nova tecnologia garante 37,5% menos água em sua produção, sendo  uma garrafa de 300 ml equivale a um par de bojos.  Para endossar a missão, criou o selo “Eu Reciclo, Eu Reduzo, Eu Transformo”, incorporado aos produtos que cumprem requisitos em prol da sustentabilidade

Nairton Oliveira foto Tânia Müller

Segundo o executivo de vendas Nairton Oliveira, “Estamos trazendo para a INSPIRAMAIS  todos os produtos dos nosso portfólio, principalmente os bojos, que é o nosso principal produto. Estamos inovando  com o  Seamless, uma linha sem costura , nas linhas da moda íntima, praia e fitness, e vamos trabalhar no formato de Private Label, e a dois anos atrás passamos por uma rebranding ,  então hoje, a Delfa é uma empresa  de solução têxtil, onde temos a espuma, o bojo  da linha Seamless e o ERP, um sistema voltado  diretamente para atender as necessidades das indústrias na cadeia têxtil . ” explicou.

Nessa modalidade de parceria, o cliente do segmento seamless usa todo o  poder fabril da  Delfa, que é composto por quase 20 mil metros quadrados. Com isso, a empresa parceira pode produzir e personalizar produtos com a sua própria marca.

A empresa está sempre a frente buscando soluções  para o meio ambiente .“Como  temos  a  espuma para o utilização  bojo,  como o principal carro chefe da fábrica,  e sabemos da preocupação mundial , procuramos soluções pensando no meio ambiente, focando no sustentável“disse

 

 

A Camaleoa Industria Têxtil, situada no vale dos Sinos, na cidade de Novo Hamburgo, atua no mercado têxtil com quatro fábricas distintas desenvolvendo uma vasta gama de produtos têxteis. Desde os modernos knits e estamparia digital, até materiais mais rústicos e tradicionais da tecelagem e do crochê. Nesta edição segundo  Beatriz Scheneider, estão trazendo knits, panos para botas, com elastano, com fio de poliéster, com brilho. Tweed, com relevo , os  veludos com gravação , e os animais print, que nunca saem da moda. “Sempre buscamos estar à frente do que acontece no mundo criativo, investindo em pesquisas de moda e mercado.”

Beatriz Scheneider foto Tânia Müller

“As tiras  são ricas e bem elaboradas. No crochê, produzimos tiras de até 70cm, mesclando fios em algodão, rafias, jutas naturais, poliéster, P.U., veludos, entre outros, de acordo com o visual desejado pelo cliente.  Os materiais produzidos em nossa tecelagem são bem variados. Tramas rústicas ganham vida com nossos fios de juta natural, algodão, ráfias, entre outros. Também produzimos tecidos mais leves e finos, como linhos, lonas e bases em poliéster para sublimação , e cordões como o São Francisco, virgulina, roletês com e sem elástico, além de tranças finas e cordões retorcidos podem ser desenvolvidos “explicou

 

foto Tânia Müller

 

foto Tânia Müller

 

 

O evento foi uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.