Esta  29ª edição do Minas Trend -maior salão de negócios de moda da América Latina- que  aconteceu no  Minascentro, de 11 a 13 de abril,  fortaleceu a conexão do evento com a capital mineira, promovendo, além do Salão de Negócios , a Semana da Moda Mineira, com palestras, workshops e exposições abertas ao público em prédios icônicos como no  P7 Criativo, do centro de Belo Horizonte.  O evento superou em R$ 5 milhões da última edição, movimentando R$ 25 milhões em negócios e recebeu 5 mil visitantes durante os três dias.

foto Tânia Müller

Com foco nas tendências do Verão 2024, a edição contou com 122 expositores, sendo 33 estreantes: foram 39 estandes de vestuário, 37 de bolsas e calçados, 28 de joias e bijuterias e 18 de lingerie, moda praia e sleepwear.  Nos estandes, as tendências da próxima estação ficaram evidentes, com destaque para o maximalismo, explosão de cores e peças artesanais feitas em Minas.
O setor de bolsas e calçados cresceu em dez estandes desde a última edição do Minas Trend segundo Patrícia Rajão. “Esse ano estamos com dez marcas a mais, o que é um reflexo de o setor estar apostando no Salão de Negócios e acreditando no evento. A indústria de bolsas está mais presente, e as grandes marcas já estabelecidas   como Vicenza e Luiza Barcelos, que participam apenas do Minas Trend – aumentaram o volume de vendas”, disse a coordenadora do Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados) e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas).

Para Rogério Vasconcellos presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest), o retorno positivo que os participantes deram desta edição reflete também a nova disposição do espaço desenvolvida para o Minascentro: “O feedback do evento foi muito positivo, tanto dos expositores quanto dos lojistas, todos elogiaram muito a decoração nova e a disposição do espaço . A grande conquista nesta edição foi ter conseguido trazer a entrega imediata para o evento, unindo o setor de pedidos com o de entrega e trazendo todos para dentro do Salão de Negócios , o que estimulou o cliente a ficar aqui dentro. Essa novidade teve uma adesão excelente e todos estão satisfeitos com as vendas”.

Flávio Roscoe foto Tânia Müller

Segundo Flávio Roscoi, presidente da FIEMG “ O nosso objetivo desde o início, sempre foi  melhorar os eventos da casa. Depois da pandemia foi um desafio para o Minas Trend sobreviver. O setor foi profundamente afetado, e não  havia número de expositores suficiente para manter o evento do porte que se fazia no ExpoMinas.  Aí tomamos a decisão, que no início foi visto com muita suspeição, de trazer para aqui no Minascentro, e  esta decisão tem se mostrado muita acertada nesta 2 edição , com o Minascentro cheio. Acredito que está sendo um sucesso, e vai  trazer um ótimo retorno  para a próxima”afirmou