Há mais de 25 anos a Fundação Cultural Montblanc tem facilitado o desenvolvimento artístico, abrindo oportunidades para que os artistas produzam e mostrem o seu trabalho. Como parte de seu compromisso de apoiar uma nova geração de artistas, a Fundação escolheu três artistas plásticas como beneficiárias do seu Programa de Comissionamento de Artista para a Montblanc Art Collection em 2018. Entre elas está a  nigeriana ruby onyinyechi amanzea,  que expõe seu trabalho na 33ª Bienal de São Paulo  que acontece até o dia  9 de dezembro. 

 
A obra da artista pode ser definida como um desenho de grande escala e multidimensional, que faz parte de uma narrativa contínua, embora  não linear, que emprega a maleabilidade do espaço como antagonista primário. Com raízes na arquitetura, design, dança, histórico de migração e políticas não nacionalistas, a manipulação das funções espaciais surge como uma alternativa poética e brincalhona para identidades e geografias fixas. Navegando fluentemente em mundos fictícios e conflitantes, uma coorte de alienígenas, híbridos e fantasmas acessa a magia como sua norma mundana.

 

O programa de Comissionamento de Artistas permite que artistas emergentes produzam novos trabalhos no contexto de uma exposição institucional, uma bienal ou um festival de arte. Com foco na diversidade e na inclusão, é geograficamente inclusivo e aberto a todas as formas de práticas artísticas contemporâneas.