Abril é o mês de Conscientização da Doença de Parkinson – dia 4 é dedicado ao Parkinsoniano e dia 11 é o Dia Mundial e o Dia Estadual para informar sobre a Doença de Parkinson. A Associação Brasil Parkinson realizará eventos durante todo o mês. O primeiro será na Assembleia Legsilativa e teremos todas as fontes para compor um a matéria, desde tratamentos para retardar a evolução da doença até dificuldades de atendimento no SUS.

 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que passem de 200 mil pessoas.

 

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta principalmente os movimentos automáticos, como: andar, falar, escrever. Alguns dos sintomas motores mais comuns incluem: lentidão de movimento (bradicinesia), rigidez muscular, tremor, problemas de postura e equilíbrio. Atualmente, não há cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar os sintomas.