A Miami Swim Week 2023, semana dedicada à moda praia, que termina amanhã dia 10 de julho, nos Estados Unidos, conta com a participação de 47 empresas brasileiras, no âmbito dos programas de internacionalização Texbrasil, Fashion Label Brasil e Brazilian Footwear, realizados por meio de parcerias entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), respectivamente.   A semana reúne compradores, jornalistas e entusiastas do mundo fashion. As marcas brasileiras marcam presença em três feiras: SwimShow, Destination e Cabana.

 

Na SwimShow, do segmento de moda praia, resort e acessórios, conta com 16 empresas brasileiras levadas pela Abit. O Brasil já participa do evento desde 2005 e em 2023, completam-se 19 anos consecutivos de apoio do Texbrasil. Em 2022 estiveram presentes 10 marcas brasileiras que venderam US$ 286 mil, realizaram 584 contatos e tinham a expectativa de concretizar negócios de mais US$ 1,49 milhão nos 12 meses subsequentes. A estimativa para este ano, considerando as empresas participantes, é de aumento de 50% nesses valores. A feira, uma das mais tradicionais do segmento, existe há 30 anos e atrai anualmente cerca de 7,5 mil compradores, fabricantes, designers, influenciadores e líderes da indústria da moda de mais de 60 países.

Já a  2ª edição de 2023 da Cabana Show. conta com a participação de 20 marcas brasileiras, de moda praia, acessórios e calçados, que estão apresentando  suas coleções do verão 2024.

A Destination, que ocorre paralelamente está sendo realizada no Hotel Eden Roc Miami Beach e conta com 4 empresas com o apoio do Texbrasil, são elas: Maria Pavan, Woma Swim, B. Label e Viviane Furrier. Também participam: Nadia Gimenes, Mos Beachwear, Cristina Sabatini e Gapaz pela Abest; Irá Salles e Priscila Whitaker pela Abicalçados e Blanca Leone pelo IBGM.
É o quarto ano consecutivo em que o Texbrasil apoia as marcas brasileiras nesta feira, também do segmento de moda praia, resort e acessórios. Em 2022, estiveram presentes 17 marcas levadas pela Abit, que realizaram 443 contatos, venderam US$ 280 mil no evento e tinham a expectativa de comercializar mais US$ 542 mil nos 12 meses seguintes. Para a presente edição, considerando que serão quatro marcas, espera-se um resultado menor.
Lançada em julho de 2019, a Destination Miami é uma nova plataforma de negócios. É organizada pelo Grupo Informa Market, responsável por diversos eventos de moda, dentre eles a Coterie, de Nova Iorque. O salão conta com grupo seleto de marcas em busca de compradores premium e curadoria que contemple novos designers.