Esta edição SPFW N52, que termina hoje no Rio de Janeiro com o desfile em comemoração de 30 anos da  grife carioca Lenny Niemeyer, na cúpula do caminho Niemeyer, em Niterói, após duas temporadas 100% digital,  aconteceu de formato hibrido, com desfiles digitais e presenciais, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

Paulo Borges no  SPFW N52 foto Tânia Müller

Para o  Midas da Moda, Paulo Borges, fundador e  diretor criativo  do SPFW,  esta edição é especial, por circunstancias que  nunca ninguém imaginou .”Quando nós pensamos em um Festival SPFW, e eu convidei em 2019, o evento seria em 2020, o Marcelo Dantas para ser o curador, e a ideia era a regeneração., nada é ao acaso. Eu acho que tudo que estamos vivendo no mundo, está marcando o século definitivamente. É um novo século, que se impõe. É isto: tudo se impõe! A gente não pode ser reativo às energias. Por isto, esta edição é importante, porque estamos doentes. Estava falando com Daniel Castanho  e chegamos a conclusão que a pandemia, primeiro te tira o ar, te obriga a colocar uma máscara,  a única coisa que temos é o olho no olho, assim prestamos a atenção no outro .” disse

“Estávamos vivendo uma inerte, ou uma acomodação de um sistema de mundo  falido,  e não servia mais para ninguém, alguns poucos faziam a gestão de todos os poderes,  e estes poucos não seguram as mudanças,  que são circulares e históricas. E esta imagem que você perdeu o ar e você é obrigado a olhar no outro, fez com que o mundo se reconecta-se. E  isto cria uma reflexão profunda . Muitos morreram, muitos estão  debilitados, muitos estão deprimidos , muitos  ficaram mais fortes. É um processo que afeta o todo, e a moda tem esta força de captar  a mudança, que se impôs, a  gente não foi reativo. Você não pode trabalhar de forma reativa às energias. Eu estava com o Lino Villaventura,  e ele disse “  Eu,  Inês  e o Regis , é como estivéssemos começando.” È isto aí, não é como se, é você está. Se apegue a esta sensação  do novo, porque se você pensa eu estou começando de novo , com uma atitude saudosista, irá errar a energia” afirmou

“A gente não lidera a natureza,  não lide contra as forças da natureza , é ela que  organiza . Tudo vai acontecendo . Nos desfiles presenciais, a Handred que tem 4 anos, apresentou uma força  nova, com uma fala contundente, com design, e tem aquilo que sempre me preocupei, a gente não pode falar que somos modernos,  que somos inclusivos,  que não somos racistas . Ou você  mostra e faz  e a coisa anda. E ela anda.  Olhe o que é público, a plateia .É o novo que se impõe e ocupa o espaço. Tudo é um caminho sem volta, uma construção, nesta edição de retomada,  é um público  jovem, e esta energia de todo mundo em todos os desfiles,  aplaudindo de pé ,  com as pessoas emocionadas. Nós  víamos isto nos anos 2000, quando você mexe nesta estrutura do protagonista, que está criando, está mexendo na cadeia como um todo,  para quem é apaixonado e está vendo a moda. Estamos dando espaço para este novo. Nós que temos que estar ligados neste novo e acompanhar, porque é ele que se impõe .”

Sobre a  Lenny  fazer o seu  desfile de celebração de  30 anos, no Rio,  “Vínhamos nos falando e ela foi taxativa, pois sua marca toda foi construída em torno do Rio de Janeiro ,  onde lá  tudo vira cenário. Tive que concordar e é possível . Agora com o digital,  com a ferramenta, e transmissão o SPFW pode estar em todos os lugares. Fizemos a mentoria de 49 projetos  criativos em todo o Brasil,  tudo com tecnologia digital , que não vai sair nunca mais de nossas vidas, e  vamos mesclando e descobrindo novas maneiras.   Obvio que o digital dá um alcance  de visibilidade para a moda centenas de vezes maior.  Quando começamos a fazer as duas últimas transmissões que foram digitais, vimos pelos números de alcance, porque tem muita mais gente que quer ter acesso, quer ver.  Se você  está  fazendo isto em tempo real, mostrando , e mais pessoas estão vendo, aumenta a visibilidade.. A rede é número, então se sabe tudo, ou seja tal pessoa entrou tal tempo,  em tal lugar e ficou tanto tempo. Você vê tudo, de fato.  Verificamos que  já tinha um número  no 1 dia do evento (17),   que mostrou ter sido maior que as duas últimas temporadas  inteiras juntas . Eu acho e que isto. É o efeito da somatória do presencial  com o digital ,  com o efeito do retorno.  Uma engrenagem só. É o acesso. As pessoas querem saber, falar, trocar . Este é o mundo.  Se elas acharem que o mundo é o que eu digo para você. Você ficará falando sozinho “ concluiu