Certa noite, há 32 anos, a artista plástica Maria Rita Malloy sonhou que via seus vitrais pendurados em cabides, e teve a inspiração de criar uma nova arte em forma de Moda. Assim surgiu uma das grifes mineiras mais reconhecidas pela qualidade, consistência e design: a Arte Sacra. Com inspiração na riqueza do Barroco Mineiro, ao longo de três décadas, a marca desenvolve peças que prezam pelo feminino e o exuberante, e agora se volta para essa trajetória de sucesso em sua nova coleção Rosário.

Arte Sacra – Familia Malloy – Marcela, Maria Rita, Fernanda, Carolina e Renata

“Vamos celebrar a vida e essas três décadas de história da Arte Sacra com um atraso de dois anos, mas com muito amor à moda acumulado. Finalmente poderemos encontrar nossos clientes e parceiros desta longa trajetória para comemorar o sucesso e o futuro da nossa marca e da moda mineira”, comenta a diretora criativa e segunda geração à frente da empresa, Carolina Malloy. O lançamento será no dia 2 de novembro, em um Fashion Happening especial para convidados, dentro da programação da 28ª edição do Minas Trend.

Em inédito formato “phygital” (que une os mundos físico e digital), os presentes poderão conferir um filme do desfile, seguido de apresentação da Orquestra Opus com o músico Arnaldo Antunes, além de uma instalação com as peças da coleção Rosário. A proposta foi agregar tradição e inovação, celebrando a arte barroca de Minas Gerais, e também a própria história da label, com um retorno à sua essência e arquivo de ensaios, criações e campanhas.

Para produzir o filme da coleção, a grife  reuniu um time de peso com mais de 40 profissionais envolvidos, entre eles Lu Nacif na direção de arte; Gustavo Marx na direção de fotografia; João de Castro responsável pelo vídeo; Beauty de Bruno Cândido; Styling de Aline Meni; Produção Executiva de Rodrigo Câmara. A direção geral e criativa foi de Maria Rita Malloy e suas filhas Fernanda Malloy, Renata Malloy e as gêmeas Carolina e Marcela Malloy. Destaque ainda para a top Raica Oliveira, que abriu e fechou o desfile.

foto Gustavo Marx

A nova coleção retoma elementos icônicos da Arte Sacra, em uma moda festa sempre elegante e muito feminina. As peças são construídas em tecidos que transitam do rígido ao mais suave, com cetim bucol e fluido, tule, renda, tafetá, lamê e crepe. A paleta de cores é refinada e vai dos tradicionais preto, off white, branco, dourado, nude, até o roxo e o jovial azul tiffany. Como é clássico na marca, muitas peças levam ornamentos especiais e que, desta vez, foram criados com flores artesanais, arabescos bordados, plumas e jóias removíveis. Um grande destaque da coleção é o uso do lamê, tecido metalizado que acentua a exuberância, decorando toda a coleção para interpretar o ouro, a arte barroca e os rococós muito presentes nas igrejas de Minas.