O desenhista Mauricio de Sousa fará parte da programação de abertura da Bienal do Livro Rio 2023, que será realizada no Riocentro (RJ), de 1 a 10 de setembro, a partir das 14 horas. Hoje, primeiro dia do evento, 1º de setembro, ele participará da festa de aniversário da Mônica, momento que o público será convidado a cantar parabéns para ela; estará presente na mesa de abertura da Bienal para celebrar os 40 anos do evento, junto com autores que fizeram parte dessa história; e ainda na sessão de fotos, após a mesa. Além disso, também fará sessão de autógrafos, em alguns horários, nos dias 2 e 3 de setembro.

A Mauricio de Sousa Produções (MSP), maior produtora de conteúdo infantil do País, estará representada por 14 editoras parceiras – Boa Nova Livros Espíritas, Ciranda Cultural, Cortez Editora, Ediouro, Editora Ave-maria, Editora Melhoramentos, Estrela Cultural, Faro Editorial, Girassol Edições, Grupo Editorial Record, Harpercollins Brasil, Lion Editora, Online Editora e Panini.

Dentre os títulos que serão lançados, estão “Corpo Humano e Dinossauros para colorir”, da Girassol Edições; “Biblioteca Mauricio de Sousa – Cebolinha”, da Panini; “Turma da Mônica – Vamos aprender o ABC”, “Turma da Mônica – Amigos do bairro do Limoeiro”, “Turma da Mônica – O Campeonato”, “Turma da Mônica – Quando Maria Cebolinha chegou”, “Turma da Mônica – Radar, o cão que também é guia” e “Turma da Mônica – Reciclagem: uma brincadeira sustentável”, da Ciranda Cultural; entre outros.

Durante a feira, a MSP terá espaços instagramáveis para os visitantes fazerem fotos e vídeos e compartilhar suas experiências em suas redes sociais. Entre eles, terá uma Parede de Recados da Panini para que o visitante possa deixar sua mensagem de aniversário para a Mônica, em comemoração aos seus 60 anos. Bonecos de fibra, além do Coelhadas Gigantes (Coelhão de 11,5 metros que está viajando pelo Brasil), também farão parte das ações da MSP durante a Bienal.

E como atividade especial, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro escolherá seis escolas para receberem tiras em comemoração aos 60 anos da Mônica. Cada escola irá colorir uma década da personagem que estará representada em 10 tiras, e todas elas ficarão expostas no evento. Ao todo serão 60 tirinhas!

Como forma de gerar interação, será realizado sampling de orelhinha dentro do stand da Panini, junto aos marca-páginas comemorativos. Serão 5.000 orelhinhas do Sansão para os fãs marcarem a Panini nas suas redes sociais no Instagram da Turminha, e mais 5.000 marca-páginas de presente para os fãs na compra de qualquer título da Mauricio de Sousa.