Estresse crônico e ansiedade, hoje são as grandes epidemias de saúde mental que atingem nossa sociedade. Além da qualidade de vida afetada, também já é possível perceber suas consequências na pele. O anxi-aging é o aceleramento do envelhecimento cutâneo devido aos abalos causados pelo estresse e ansiedade. “Ambos alteram o ritmo circadiano do corpo e fazem com que os níveis de cortisol estejam constantemente altos em nosso organismo, isso aumenta os radicais livres e níveis de inflamação que provocam o envelhecimento precoce da pele”, explica Dra. Fernanda Chauvin, beauty expert especialista em dermatocosmética.

 

De acordo a  farmacêutica especialista da Galena, além das consequências visuais para a pele, o anxi-aging altera até mesmo o processo de senescência celular e acelera a degradação dos telômeros, ou seja, ele apressa o envelhecimento das células e assim de todo o corpo. “Visualmente também temos uma pele inflamada e desidratada, com a aparição de rugas, perda de elasticidade e firmeza em todo o corpo, não apenas no rosto”, explica Alexandra.

 

Além disso, devido a elevação da inflamação crônica e da mudança da barreira com alteração do pH e da microbiota gerado pelo aumento do cortisol que a ansiedade gera, a pele se torna reativa, ou seja, sensível. Vemos o envelhecimento precoce, mas também ocorre um aumento das hiperpigmentações e da oleosidade, a pele também se torna visivelmente opaca, descamativa, com textura áspera e muitas vezes avermelhada.

 

Para a Dra. Fernanda Chauvin, ao perceber esses sinais na pele é muito importante buscar ativos com ação anti anxi-aging no skin care. “São aqueles que modulam a imunidade e aumentam a capacidade de autodefesa da pele, combatem radicais livres e reduzem a hiper-reatividade como o CB2, que é um bioativo do patchouli que estimula via pele a liberação de ocitocina, o Neuroguard que ativa a liberação de beta-endorfina ou a Ashwagandha, que reforça a proteção, aumenta a renovação celular e reestrutura a função de barreira”, indica a beauty expert.

 

Também é possível optar pelos manipulados, aliando a saúde mental com a saúde cutânea. “Recomendo ativos como o Natur-Cell Lavanda, o primeiro óleo de lavanda em pó do mercado, que oferece calma, tranquilidade e ajuda a melhorar a qualidade do sono, já para a pele há o Telessence Breeztel, ativo biotecnológico inovador obtido a partir de ingredientes marinhos, que combate os efeitos do estresse emocional na pele, deixando-a mais luminosa, firme e com menos rugas”, conta Alexandra.