Após quatro anos de interrupção, ApexBrasil volta a liderar a participação brasileira na Feira Internacional de Havana, que acontecerá entre 6 e 11 de novembro. Inscrições vão até 18 de agosto.   Empresas interessadas em expor na maior feira multissetorial do Caribe já podem se inscrever para a seleção de empresas que irão compor o pavilhão brasileiro na Feira Internacional de Havana (FIHAV 2023), que acontecerá entre os dias 6 e 11 de novembro de 2023 na capital cubana. Liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a iniciativa levará ao evento 40 produtoras e exportadoras dos segmentos de alimentos, bebidas, tecnologia, energia limpa, máquinas e equipamentos, saúde, fármacos, moda, casa e construção.

Em sua 39ª edição, a FIHAV reúne expositores, investidores e agentes governamentais, que são responsáveis pelas importações do país. O evento é, assim, uma plataforma de negócios fundamental para países que desejam apresentar ou ampliar suas oportunidades nos mercados cubano e caribenho. Em 2022, a Feira contou com a participação de 60 países, 20 delegações oficiais e 30 câmaras de comércio, o que resultou em diversos acordos comerciais estabelecidos com o governo cubano.

“Estamos muito animados em retomar nossa participação na FIHAV, após quatro anos sem Pavilhão do Brasil no evento. Desde 2018, nosso comércio bilateral com Cuba vinha sofrendo reduções significativas e sabemos que isso é contra nossos interesses econômicos. A ApexBrasil tem um histórico importante de participação nessa Feira e queremos que essa ação de 2023 seja especial, selando a volta da presença da brasileira à ilha e à região do Caribe”, comenta o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
A ação, que costuma contar com a presença de empresas de maturidade exportadora intermediária, está com inscrições abertas a todas as empresas interessadas no mercado caribenho e que sejam produtoras e/ou exportadoras (tradings) nos segmentos de alimentos & bebidas e de indústria e serviços. O pavilhão oficial brasileiro na FIHAV 2023 abrigará 40 estandes, distribuídos em uma área de 1300 m². Para se inscrever, as empresas deverão preencher o formulário até 18 de agosto.

Na seleção, a ApexBrasil levará em conta o valor de exportação direta das empresas e a existência de ferramentas de comunicação digital em outro idioma, de preferência em inglês ou espanhol. Em linha com as novas diretrizes da ApexBrasil, também haverá pontuação adicional para empresas com sede nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que tenham mulheres ocupando posições de liderança.
As empresas selecionadas terão direito a benefícios como reunião online preparatória, montagem de estande básico individual e espaços para reuniões e networking, além de inserção no catálogo oficial da feira. Este ano está sendo adotado um custo único de participação, com valor simbólico, de forma a estimular maior participação das empresas brasileiras. Mais informações aqui.