O BMW Group, a Ford Motor Company e a American Honda Motor Co. Inc. firmaram um acordo para criar a ChargeScape, LLC, uma nova empresa de propriedade igualitária que criará uma plataforma única e econômica conectando concessionárias de energia elétrica, montadoras e clientes interessados em veículos elétricos. Beneficiando tanto os clientes de veículos elétricos quanto o setor de serviços públicos de eletricidade nos EUA e no Canadá, a ChargeScape desbloqueará um potencial totalmente novo que os veículos elétricos podem fornecer à rede elétrica, permitindo que os clientes de veículos elétricos obtenham benefícios financeiros por meio de uma variedade de serviços gerenciados de carregamento e compartilhamento de energia nunca possíveis com veículos tradicionais movidos a gasolina. A finalização da transação e a subsequente formação da ChargeScape estão pendentes de aprovações regulatórias, e espera-se que a empresa esteja operacional no início do próximo ano.

Com base em anos de colaboração entre setores do OVGIP, a plataforma única do ChargeScape eliminará a necessidade de integrações individuais entre cada marca automotiva e cada concessionária de energia elétrica. A plataforma do ChargeScape dará às concessionárias de energia elétrica acesso à energia das baterias de EVs em um amplo conjunto de EVs. Os clientes de EVs participantes terão a possibilidade de obter benefícios financeiros ao carregar em horários “favoráveis à rede” por meio de programações flexíveis e gerenciadas. Os clientes de veículos elétricos também terão a oportunidade de obter um impacto ainda mais significativo ao compartilhar a energia armazenada nas baterias de seus veículos com a rede elétrica durante os horários de pico de demanda por meio de aplicativos de veículo para rede (V2G).

O uso inteligente de baterias de EVs conectadas, fornecerá com segurança dados de energia para concessionárias de energia elétrica e operadores de sistemas, como resposta agregada à demanda, alinhamento do carregamento e utilização de baterias de EVs com horários fora de pico e de baixo custo e a disponibilidade de alta energia renovável. Devido à integração eficiente com os fabricantes de automóveis participantes e à previsão de altos níveis de registro de clientes de veículos elétricos, espera-se que esses serviços de energia sejam um benefício operacional e econômico para as concessionárias de energia elétrica.

O desenvolvimento desse projeto ocorre em um momento em que as vendas de veículos elétricos e o crescimento da infraestrutura estão aumentando rapidamente, trazendo novas oportunidades para enfrentar os desafios da rede elétrica. Mais veículos elétricos nas ruas significam maior demanda de eletricidade por parte das concessionárias para carregá-los. O ChargeScape tem o objetivo de fornecer serviços de gerenciamento de energia para ajudar a apoiar a resiliência da rede e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro dos recursos V2G que beneficiarão tanto os clientes de EV quanto as concessionárias de energia elétrica.

Além disso,  desempenhará um papel importante para ajudar a descarbonizar a rede. Os esforços da empresa reduzirão a pegada de carbono pessoal dos clientes de veículos elétricos utilizando eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis mais prontamente disponíveis, como a eólica ou a solar. Embora a integração perfeita entre os clientes de EVs e as concessionárias seja fundamental para o sucesso do gerenciamento de energia, os clientes de EVs participantes sempre permanecerão no controle de suas decisões de carregamento e energia.

O ChargeScape, juntamente com o trabalho realizado até o momento por meio do OVGIP, trará benefícios de carregamento gerenciado para mais clientes de veículos elétricos e poderá eliminar os custos de marketing e divulgação para as concessionárias que tentam alcançar suas bases de clientes individuais. O BMW Group, a Ford Motor Company e a American Honda têm comunicação direta e multicanal com seus clientes de EV, resolvendo um problema central para as concessionárias que normalmente não conhecem ou não têm uma maneira fácil e econômica de identificar os clientes de EV em seu território de serviço.

Além disso, ao aproveitar a telemática dos fabricantes de automóveis, pretende oferecer programação de carga gerenciada por meio da conectividade do veículo, sem a necessidade de estações de carga habilitadas para Wi-Fi. Isso dará suporte aos muitos clientes de veículos elétricos que não usam carregadores “inteligentes” em casa, já que, de outra forma, seus veículos não poderiam ser acessados pelos serviços de rede.

Os três membros fundadores dão as boas-vindas a outros fabricantes de automóveis para que se juntem a eles e aproveitem totalmente as oportunidades oferecidas pelas ofertas de serviços de rede do ChargeScape quando a empresa estiver totalmente operacional.