CEO da Breton André Rivkind foto Tãnia Müller

A Breton, marca de mobiliário e objetos de luxo para áreas internas e externas,  abriu  em janeiro deste ano, a sua 14ª loja no Brasil, em Curitiba, e segundo afirmou o CEO  André  Rivkind,  que completa 11 anos de Breton em março,  e que  recebeu ontem, dia 29,  alguns convidados “en petit comitê” no Parque Fabril Breton , na Avenida Papaiz 239, Campanário,  sem dizer números, que  a empresa pretende crescer muito nos próximos anos . “ Quando vim trabalhar na Breton que é da nossa  família, tínhamos 05 lojas, sendo 04 em São Paulo,   neste ano estamos terminando com 14 lojas , com previsão de mais 4  que devem virar 05 .Nossa ideia é abrir sempre de 02 a 04 lojas por ano.  Fabricamos 25 % , e o restante,  as outras 12  fabricas produzem para nós, tudo dentro do padrão Breton , cada uma no seu segmento, ou seja, fazemos o manual técnico, e  eles produzem. Assim temos uma possibilidade infinita de crescer,  já que tem outras fábricas  que podem produzir para nós , com nosso controle de qualidade   “ afirmou o executivo.

Fábrica da Breton que é ultra sustentável e  com alto nível de qualidade- foto Tânia Müller

A empresa se considera uma alfaiataria de móveis, pois o trabalho é todo terminado sob medida e “handmade”, com  acabamentos a mão. Daí o sucesso!  “Procuramos manter a fábrica o mais limpa possível e organizada, pois o produto final tem que estar impecável. A Breton foi a primeira empresa no Brasil que trabalha com customização, onde cada móvel é único. É muito importante oferecermos  a  exclusividade aos nossos clientes” afirmou

A fábrica é impecável.Foto Tânia Müller

No exterior, a grife de luxo tem um canal de distribuição no  Panamá e na República Dominicana . “No ano que vem pretendemos ter lojas fora, e não mais estes canais de distribuição. Ainda não temos nada formatado .Estamos estudando um plano de internacionalização da empresa, acredito que em 2023 consigamos formatar, não temos nada formalizado ainda.  Serão vários modelos, lojas próprias,  associações,  franqueadas e  parcerias. A nossa ideia é ter lojas exclusivas Breton. Levarmos  todo este designer, esta capacidade  do brasileiro para fora do país. Somos acostumados a dizer que o que vem de fora é melhor. Cada país tem sua particularidade . Se cortarmos ao meio, um sofá italiano e um brasileiro, o que tem dentro é igual . O nosso talento de design, é reconhecido mundialmente “ pontuou o executivo.

foto Tânia Müller

Em entregas na parte de mobiliário, a empresa trabalha  na média de 6 mil móveis por mês. “O nosso estoque está repleto, porque ou estamos esperando  o pedido total do cliente estar pronto, pois as vezes uma parte está,  outra não. A ideia é entregar sempre de uma só vez.  Desde a pandemia, o que tem acontecido muito, é que as obras estão atrasando demais. Nosso prazo de entrega médio, é de 50 a 60 dias. Fabricamos tudo pós venda. Não temos estoque  Na loja da Gabriel Monteiro da Silva,  temos 1.600 m² s de piso e temos em torno de 600 produtos. São inúmeras  combinações.  Aí armazenamos , pois no meio da obra, existe o risco de danificar o produto. O nosso cliente é de alto padrão. Ele não faz compra por impulso. Pode até entrar na internet , porém para finalizar a compra , ele quer experimentar,  sentar no sofá,  que custa em média 15 mil reais, quer a consultoria in loco. daí a importância pós venda” afirmou

 

foto Tânia Müller

Desde 2016 a Breton possui  projetos de cunho sustentável, sendo a primeiro o Mobiliza Breton e, posteriormente, o EcoBreton, que se concentram no planejamento, assim como na execução de ações focadas em questões ambientais.” Em 2020, fomos a  primeira empresa do segmento a nos tornar  Carbono Neutro. Em 2021, entre as ações  está a  compensação das emissões de CO² por meio do plantio de árvores, em parceria com a SOS Mata Atlântica, e dessa parceria, iniciada em 2022, está o projeto do plantio de árvores para cada pedido realizado nas nossas  lojas “disse

A fábrica além de limpa  é extremamente clara Para ter um  sistema de iluminação natural, colocamos vidros,  sem o auxílio de lâmpadas artificiais,  que atende quase em sua totalidade as áreas comuns e produtivas. Para cobrir os pontos onde a iluminação natural não é efetiva, contamos  com um sistema de lâmpadas  LED. Elas  não possuem metais e gases pesados em sua composição que contaminam a natureza em sua fabricação e descarte. Temos  empresas de coleta especializada em cada tipo de resíduo  que utilizamos , que são separados e destinados a centros de reciclagem específicos, que recebem lâmpadas queimadas, vidros, alumínio, ferro, espuma, entre outros. Além disso, os centros de distribuição foram equipados com máquinas de prensa de papel e plástico para facilitar a retirada e o transporte das empresas que recolhem os materiais. O papelão utilizado para embalar os móveis durante o transporte até o cliente é levado de volta para o centro de distribuição  pelas equipes de montagem para reciclagem, se não for possível para embalar novos móveis, é descartado corretamente.  Toda apara e sobra  das espumas , passam por um processo de corte e moagem, são pesadas  e colocadas em uma máquina para serem  transformas em enchimento para almofadas. Essa mixagem de espuma, além de diminuir o descarte confere a fibra sintética uma resiliência e conforto maior.” explicou

A Breton conta com parceiros especializados na remoção, separação e destinação correta dos excedentes de tinta. Já o pó de madeira é coletado na origem e no momento do corte, e segue tratamento e descarte de maneira legal e consciente por uma empresa certificada. Para as sobras de metais, uma empresa realiza a separação dos materiais e destinação sustentável. Para o descarte dos produtos químicos, contratamos empresas especializadas para inoculação desses produtos, evitando que eles entrem em contato com o solo e com a natureza. Os resíduos orgânicos gerados são coletados por uma empresa terceirizada e descartados em um local próprio para compostagem. Para o descarte correto das pilhas e bateria, faz a separação em um recipiente antivazamento e uma empresa contratada descarta de forma correta o material e fornece laudo sobre o descarte. A marca também conscientiza seus colaboradores e as equipes responsáveis pela limpeza sobre a importância do reaproveitamento do lixo.