Nesta 40ª edição  do Prêmio Administrador Emérito, concedido pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP,  o   homenageado é Roberto Marques, CEO do Grupo Natura &Co, que congrega quatro importantes marcas de beleza (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop) e aposta fortemente na sustentabilidade dentro de seus negócios.

Roberto Marques foi um dos indicados por uma comissão especialmente designada pelo Conselho, formada por representantes de diversas entidades da sociedade civil, e referendado pelo CRA-SP.   Neste ano, devido a pandemia , assim como em 2020, a entrega do prêmio aconteceu de maneira virtual e contou com a participação dos ex-eméritos David Feffer, CEO da Suzano Holding (2020); Fernando Alves, ex-CEO da PWC (2013); e Claudia Costin, ex-diretora de Educação do Banco Mundial (2017); além do governador do Estado de São Paulo, João Doria, que deixaram suas mensagens para o executivo, por meio de vídeos.

Segundo Marques, este reconhecimento é muito significativo e especial, sobretudo neste período de pandemia, que foi muito desafiador para todos que estão à frente dos mais diversos negócios dos setores públicos e privados, atuando no dia a dia para cuidar primeiro das pessoas e manter, ao mesmo tempo, o funcionamento da economia. “Eu recebo este prêmio com muita humildade e represento aqui todos os nossos colaboradores, líderes, gestão, conselho de administração e time de executivos. Tenho muito orgulho de fazer parte e de poder contribuir para que continuemos construindo uma Natura &Co que tem esse impacto positivo de viver e fazer negócios num mundo que, esperamos, seja melhor para as próximas gerações. Sinto-me lisonjeado por esse reconhecimento tão importante”, enfatiza o CEO do Grupo, que está presente em 100 países e conta com mais de 35 mil colaboradores, 8 milhões de consultoras e quase 4 mil lojas.

Formado em Administração pela Fundação Getulio Vargas, Marques também participou de programas executivos na Kellogg School of Management (na Universidade de Northwestern) e na The Wharton School (na Universidade da Pensilvânia). Está na Natura desde 2016 liderando a transformação da companhia em um negócio global e multimarcas, o que aconteceu com a aquisição da The Body Shop, em 2017, e que deu origem ao grupo Natura, em 2018. Em 2020, Marques também liderou a compra da Avon, uma negociação de cerca de 2 bilhões de dólares e que resultou na criação da 4ª maior empresa de beleza do mundo.

Antes de iniciar sua trajetória na Natura, ele atuou como presidente para a América do Norte da Mondeléz International. Por mais de 25 anos, ocupou posições executivas na Johnson & Johnson, desempenhando diversos papéis, com ampla experiência internacional e passagem pelo Brasil, Colômbia, Reino Unido e os Estados Unidos