A VCT Brasil, parte da Concha y Toro, maior vinícola da América Latina, anuncia mudanças em sua liderança executiva. Mauricio Cordero, após seis anos como Diretor Geral e uma trajetória de 30 anos no grupo, retorna ao Chile, deixando contribuições significativas à expansão da empresa no Brasil. Sua trajetória foi marcada por uma série de mudanças na forma de a vinícola atuar no mercado. Desde a evolução no Route to Market da empresa no Brasil, passando pela retomada de relações comerciais com importantes players no mercado, até a reestruturação do portfólio de marcas e de todas as equipes para um perfil mais profissional e moderno.

Pietro Capuzzi, Mauricio Cordero e Aloisio Miranda, da Concha Y Toro Brasil

Pietro Capuzzi, um brasileiro de 35 anos – o primeiro de nacionalidade não chilena na nova posição – assume como o novo Commercial Country Manager da VCT Brasil depois de 4 anos na companhia.

Capuzzi, com experiência anterior como Diretor de Marketing da empresa e passagens por grandes companhias como Azeite Gallo, Pernod Ricard e Red Bull, é conhecido por sua capacidade de revitalizar marcas e impulsionar o crescimento do negócio. Ele é formado em Administração de Empresas pela ESPM, com especializações internacionais nos Estados Unidos e Portugal, trazendo uma abordagem global e inovadora para a liderança da empresa.

 

Para fortalecer o comando da operação, Aloisio Miranda assume a posição de Finance and Operation Country Manager, e ambos atuarão em um modelo de co-management.

 

Aloisio atuou por 3 anos como Diretor Financeiro na companhia e tem ampla experiência em gestão financeira e controladoria de grandes redes varejistas, como Carrefour, Makro, McDonald’s, e desde 2021, atua do outro lado da mesa com o olhar pela perspectiva da indústria na Concha y Toro.

 

Durante seu tempo como Diretor Geral, Mauricio Cordero liderou a VCT Brasil com habilidade e paixão, fazendo grandes amizades e conexões em todo o país e contribuindo para que a companhia mais do que dobrasse suas cifras no mercado, além de transformar o mercado brasileiro em um dos mais importantes para a companhia. “Minha jornada no Brasil foi extraordinária, e estou profundamente grato por ter tido a oportunidade de liderar uma equipe tão talentosa e comprometida. Enquanto retorno ao Chile, levo comigo lembranças inesquecíveis, com a sensação de ser “Meio- Brasileiro”, e a certeza de que a VCT Brasil continua em ótimas mãos”, disse Cordero.

 

Capuzzi, por sua vez,  compartilha sua empolgação com este novo desafio: “É uma honra e um privilégio assumir a liderança da VCT Brasil, e estou consciente da grande responsabilidade que tenho nesta posição. Estou ansioso para trabalhar com nossa talentosa equipe para continuar a trajetória de sucesso da empresa e explorar novas oportunidades de crescimento com nossos parceiros comerciais. Junto com Aloisio espero fazer do Brasil o maior mercado internacional da Concha y Toro”.

 

Dentre os desafios para o futuro, Pietro deixa claro que seguirá investindo no desenvolvimento da categoria de vinhos no Brasil, e no fortalecimento das marcas da companhia, com uma abordagem inovadora e sustentável. “A Concha y Toro contribuiu diretamente para o desenvolvimento do vinho importado no Brasil e é nossa responsabilidade seguir com o desenvolvimento desta categoria que é fascinante. Como fazer isso?  Transformando qualquer momento em uma experiência memorável com as nossas marcas, e com a responsabilidade de uma Empresa B, que traz benefícios em sua atuação para a sociedade, meio ambiente e colaboradores, comenta o novo Commercial Country Manager para o Brasil.

 

Outra prioridade já declarada será o desenvolvimento da divisão LBD (Luxury Brands Division) da VCT Brasil, área da empresa que tem como missão reposicionar e crescer o portfólio de vinhos finos da companhia, que conta com as marcas Don Melchor, Amélia, Carmin de Peumo, Terrunyo, Eolo e o mais novo lançamento Heritage. Afora isso, continuar inovando com lançamentos como o de Casillero Belight, de baixa caloria, e o Devil’s Carnival dirigido à geração Z estão na mira de Capuzzi.

 

A Concha y Toro expressa gratidão a Mauricio Cordero por sua liderança excepcional e olha com otimismo para a nova fase sob esta gestão.