O  Roteiro Terroirs da Vinícola Miolo chega para proporcionar uma viagem através de vinhos elaborados nas quatro regiões onde a Miolo Wine Group produz, sendo elas: Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, RS (Miolo), Campanha Meridional – Candiota, RS (Seival), Vale do São Francisco – Casa Nova, Bahia (Terranova) e Campanha Central – Santana do Livramento, RS (Almadén). São quatro rótulos, um de cada terroir. Única no Brasil a produzir em quatro diferentes regiões vitivinícolas, a Miolo cultiva 55 variedades de uvas viníferas, além de outras 14 em fase de teste. Com isso, a marca se distingue por oferecer a maior variedade de produtos ao mercado com 112 rótulos próprios. “Nos dedicamos todos os dias do ano à nossa maior fortaleza, nossos vinhedos. Hoje são mil hectares de vinhedos próprios. É deles que nascem nossos vinhos e espumantes. E ao abrir cada garrafa e compartilhar nossa produção, estamos dividindo com todos o que de melhor sabemos fazer”, destaca Adriano Miolo, diretor superintendente da MWG.

Adriano Miolo foto divulgação

O enoturismo é uma realidade na maioria dos países produtores de vinho e uma prática consolidada, inclusive no Brasil. Ao investir no enoturismo, a MWG aposta na atividade também como ferramenta de divulgação e promoção da cultura do vinho, além de alternativa de renda com agregação de valores para diversos setores econômicos, interferindo no desenvolvimento do trade turístico de cada região. “O consumidor procura experiências que estejam relacionadas com a identidade de cada local. É o que propomos há mais de 30 anos”, ressalta Adriano Miolo. Ele explica que o terroir de origem conta muito sobre o produto, além de ser uma forma de se inserir nele, servindo de incentivo para a conquista e manutenção de IGs e Dos

 

Somente no Vale dos Vinhedos são mais de 200 mil turistas por ano, número que vem crescendo de 10% a 15% a cada safra. Com o lançamento do Roteiro Terroirs, a empresa espera atrair ainda mais apreciadores em torno da cultura do vinho. A oferta na unidade se completa com o tradicional Roteiro Turístico, Roteiro DOVV Vinhos, Roteiro DOVV Espumantes e Roteiro Os Sete Lendários. São cinco vivências com duração de 1h a 2h. Com exceção do Roteiro Turístico, as demais exigem agendamento prévio.

 

Outra novidade em operação é o Roteiro IP Campanha Gaúcha, que proporciona um passeio por aromas e sabores do terroir, com rótulos que exibem o Selo da IP. A visita pelo local inclui o Museu Semente, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques, salas de degustação e o grande diferencial da unidade: o primeiro free shop de vinhos brasileiros em uma vinícola. O novo modelo de venda oferece todos rótulos da Miolo Wine Group com preços até 30% mais baixos.

 

Já o Roteiro Expedição Lendária  passa a integrar as opções da Vinícola Almadén, em Santana do Livramento, na Campanha Central do Rio Grande do Sul. É lá, em uma propriedade de 1.200 hectares, sendo 450 destinados, exclusivamente, ao cultivo de uvas, que o grupo inaugurou em setembro o Roteiro Enoturístico Almadén, com a expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O lançamento, com 5h de duração, entra em ação durante a Vindima 2023, permitindo ao visitante degustar os ícones da MWG num almoço campeiro harmonizado.

Uma das experiências mais inusitadas do grupo fica no nordeste brasileiro, na Vinícola Terranova. É o Roteiro Turístico aliado ao Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico, no Vale do São Francisco. Surpreendente, o tour parte de Juareiro, com degustação de espumantes Terranova no barco até chegar à vinícola, onde os visitantes encontram vinhedos em meio ao semiárido, além de uma estrutura composta por cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo. Lá, são degustados quatro rótulos que nascem de duas safras alimentadas pelas águas do rio por meio de irrigação (gotejamento).

 

A  Wine Garden na Miolo, agora tem cabanas. A experiência chega para incrementar a Vindima 2023 no jardim do vinho do Vale dos Vinhedos, ampliando as opções do empreendimento, junto com o lançamento do Box Wine Garden

 

A cabana Refúgio dos Lírios é mais reservada, com vista privilegiada para o Lote 43, vinhedo ícone do roteiro onde o imigrante Giuseppe Miolo plantou as primeiras mudas de videiras trazidas da Itália, ainda em 1897. O novo espaço é ideal para curtir a dois, entre família ou amigos. Já o Refúgio dos Quero-queros, que fica no coração do Wine Garden, é cercado pela vibração do local. Ambas têm isolante térmico.

 

Em ambas as cabanas, ideais para duas ou quatro pessoas, está incluso uma taça de acrílico personalizada do Wien Garden para cada pessoa, ambiente decorado com flores da estação, almofadas, caixas decorativas e espreguiçadeiras, além, é claro, do uso exclusivo do espaço. Para tornar a experiência ainda mais palpável e temática, uma tábua especial de queijos e charcutaria regional, doces e frutas e uma garrafa do vinho ícone da Miolo no Vale dos Vinhedos, o Miolo Lote 43, ou uma do espumante Miolo Íride Sur Lie Nature, ambos com DOVV. Também é possível, quando o clima exigir, uma fogueira no local. O valor é de R$ 890 por cabana. Mais informações e ingressos estão disponíveis no site do Wine Locals.

 

Para a vindima, os pais podem curtir o Wine Garden na Miolo com tranquilidade, pois está snedo montado um playground perto do varejo, onde a garotada poderá se divertir em segurança. Outra dica do local no período são os Gelatos by Cosí, desenvolvidos especialmente para o local nos sabores morango cremoso, brigadeiro belga e chocolate branco com limão siciliano.

 

O outro lançamento que chega cheio de estilo é o Box Wine Garden, uma caixa de madeira com uma seleção de charcutaria natural acompanhando o espumante ícone Miolo Cuvée Nature, além de brusquetas nas versões tomate e manjericão e/ou gorgonzola com peras caramelizadas. Acompanham o box, damascos recheados com gorgonzola, queijos, mix de nuts, macarons, chocolates artesanais by Doçaria Luísa Fanti, duas taças de acrílico personalizadas, um ice bag, toalhinha floreada e lavanda. Uma versão mini do brasileiríssimo azeite de oliva da Casa Albornoz – Todo Dia Suave – para saborear uma focaccia artesanal. Acompanhando, dois chapéus exclusivos da grife do Garden. A experiência se completa com a linha autoral dos gelatos by Cosí. O box é para duas pessoas e o valor é de R$ 538,90.

 

Já conhecidas, mas nem por isso menos atraentes, as experiências Millesime Tasting no Wine Garden, Cuvée Tasting no Wine Garden e Piquenique Wine Garden integram a lista de opções durante a Vindima 2023. Já conhecidos dos turistas, os atrativos ganham adereços que qualificam ainda mais a vivência, como tapetes, almofadas, pallets. A música é presença constante.

 

Para até oito pessoas, o Millésime Tasting no Wine Garden oferece um ambiente reservado, dois espumantes da linha Miolo Millésime e duas porções de empanadas. O gazebo com espreguiçadeiras. Já o Cuvée Tasting no Wine Garden, para até quatro pessoas, inclui um pallet com ombrelone de frente para os vinhedos, dois espumantes da linha Miolo Cuvée e uma tábua de frios. Ambos ficam à disposição durante toda a diária, das 11h às 19h30min.

 

A proposta do Piquenique vem embalada numa charmosa caixa de madeira cheia de comidinhas elaboradas no local, além de uma garrafa de vinho – Miolo Seleção Rosé –, taças e uma toalha. É estender a toalha xadrez, abrir a caixa e provar o mix de produtos selecionados para duas pessoas.

 

Todas as experiências oferecidas pelo Wine Garden na Miolo estão disponíveis no link https://www.wine-locals.com/buscar?q=wine%20garden