Começou a 18ª edição do Dragão Fashion Brasil (DFB),  que neste ano faz sua maioridade, e  pela terceira vez , acontece no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, no bairro Mucuripe. O evento conta com  o  apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secult, da Secretaria de Turismo e da Casa Civil.

bolsa-ceara

Cláudio Silveira, idealizador e diretor do DFB,  ao lado de parceiros do evento,   recepcionou  na sala de imprensa, todos os jornalistas credenciados. Na ocasião, Cláudio contou um pouco da história do festival e apresentou as novidades para esta edição. “ O evento vem mudando  já há três anos. A gente já tinha nomeado o evento de ‘multicultural’, por ele já vir trabalhando várias formas e ações ao longo do evento, além apenas da moda e dos desfiles”,explicou

 

Helena Silveira

Helena Silveira

Presentes na coletiva, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba,    o chefe de gabinete do Governo do Estado, secretário Élcio Batista, que representou o governador, o empresário Paulo Baquit; a presidente do Sinditêxtil-CE, Kelly Whitehurst e a representante da Enel, Patrícia Varela.
“Acompanho ao longo de 18 anos o evento e gostaria de usar aqui a metáfora do Dragão para defini-lo. O dragão tem demarcação territorial, porque tem os pés fincados aqui no Ceará, que nos faz lembrar a cultura local e a figura do Chico da Matilde, o Dragão do Mar. Mas o dragão tem também duas asas, que fazem conexão com o Brasil e Américas Latina. Acho que essas são as asas com o mundo. Outra dimensão do Dragão Fashion é a da economia criativa. No mesmo tempo que estamos no ambiente de criação estamos num ambiente de economia, que promove o fortalecimento do PIB do Ceará”, destacou o secretário Fabiano dos Santos Piúba.

Segundo o secretário Élcio Batista , o evento é um festival capaz de promover a cidade,  a autoestima e para criar uma energia super positiva entre a juventude “O DFB é uma parceira com o Governo do Estado que se traduz em acreditar. Cláudio Silveira é uma pessoa que tem acreditado na moda autoral. A palavra crença aqui é importante. A indústria da moda é uma vocação que precisa ser apoiada e o governo tem se preocupado em investir na cadeia da moda que tem presença significativa no PIB do Estado. A moda emprega muitas pessoas. Temos talento para a moda porque somos muito bom com artesanato e sabemos trabalhar com momentos de escassez. Todo cearense que sai daqui diante da escassez precisa ser criativo. São muitos exemplos de pessoas daqui que conquistaram o mundo e o Brasil. E a moda faz parte do desenvolvimento do nosso Estado”, frisou

Um dos pontos altos do evento é a  10ª edição do Dragão Pensando Moda (DPM),  feito em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) “É importante ter o Senac/CE como apoiador e patrocinador nessa ação. Viabilizamos a vinda de muita gente importante, nomes de peso”, como o talk show do estilista paulistano, Alexandre Herchcovitch, na área reservada para mesas de discussões e palestras. Em seguida,  aconteceram os desfiles das produções autorais assinadas por Mari Andrade, Lindebergue Fernandes e Iury Costa, Wagner Kallieno, Aládio Marques e Almerinda Maria.

Marcou presença também, o  estilista Dudu Bertholini,  que falou sobre “Como usar a tendência na sua marca sem perder a identidade?” em uma palestra promovida pela Lunelli e Lez a Lez exclusiva para convidados. Os puderam conferir o primeiro dia de shows nos palcos do Ceará Sobe o Som com Rafael Balboa, camerata de violões do Instituto Beatriz e Laura Fiúza, além da feira criativa e do conceituado espaço gastronômico do festival.

Confira desfiles clicados por  Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago.

Babado Coletvo

Babado Coletvo

Babado Coletivo

Babado Coletivo

 

 

Comunidade Moda

Comunidade Moda

Comunidade da Moda

Comunidade da Moda

 

Jangadeiro têxtil TrendShow by Lindenberg Fernandez +Iury Costa

Jangadeiro Têxtil TrendShow by Lindenberg Fernandez +Iury Costa

 

Jangadeiro têxtil TrendShow by Lindenberg Fernandez +Iury Costa

Jangadeiro têxtil TrendShow by Lindenberg Fernandez +Iury Costa

 

 

Villo Ateliê

Villo Ateliê

Villo Ateliê

Villo Ateliê

Aládio Marques

Aládio Marques

Aládio Marques

Aládio Marques