A Família Soncini decidiu transformar seu amor por vinho em algo mais do que simplesmente consumir esta bebida maravilhosa. Com este pensamento, Alfredo Soncini iniciou em 2017 um projeto de plantar parreiras em sua propriedade em Itaí, adjacente à represa de Jurumirim, na estância turística de Avaré.

 

A preocupação com a qualidade do vinho começou muito cedo, visto que a primeira safra (2021) foi lançada ao mercado somente em 2022, com somente 4 rótulos disponibilizados ao consumidor. A vinícola conta com um terroir diferenciado para a produção de seus vinhos brancos, rosés e tintos, muito próximo de uma grande massa de água, tal qual regiões importantes no mundo do vinho como Bordeaux e Douro. Em um país tropical predominantemente quente como o Brasil, esse fator faz toda diferença na questão da amplitude térmica – dias quentes versus noites frias – visto que impacta positivamente na construção qualitativa do fruto.

A sanidade do vinhedo é extremamente cuidadosa, com passagens diárias conferindo as plantas contra todo e qualquer tipo de praga, pulgão, doença, etc. Isso faz com que a vinícola utilize o mínimo necessário de correções no vinhedo (herbicidas, pesticidas, entre outros corretivos agrícolas) permitindo que a natureza se expresse na uva da forma mais pura possível. Uma proposta naturalista e sustentável!

 

Além disso, todos os vinhos são elaborados a partir da técnica de dupla poda com colheita no inverno, melhorando ainda mais o controle sobre as características da uva a fim de definir o momento preciso da vindima e com isso aumentar ainda mais a qualidade do vinho.

 

A cantina conta com equipamentos de primeiro mundo e isso garante mais um ponto positivo na incessante busca da produção de um vinho de qualidade com um preço justo. Entre os equipamentos podemos citar os tanques de inox de 1 a 10 mil litros com cinta para refrigeração e controle computadorizado de temperatura, prensa pneumática, desgranadeira com sensores e esteira para verificação visual, bomba peristáltica, barricas de carvalho francês. A energia consumida na propriedade é produzida localmente através de uma planta de painéis solares que atendem 100% da necessidade total da operação. Devido a grande exposição solar, a energia excedente gerada não utilizada é redirecionada para a rede de energia elétrica da região.

 

As intervenções da cantina também são as mínimas necessárias para manter o vinho no padrão de qualidade que a família deseja, compatível com alguns dos melhores vinhos encontrados no território brasileiro. Uma empresa familiar, com capital 100% brasileiro, buscando produzir um excelente vinho em seu estado. Essa é a Vinícola Casa Soncini.