A Crespi do Brasil, indústria de laminados sintéticos de Novo Hamburgo/RS, recebeu a certificação do Origem Sustentável no nível Ouro. Com mais de 60% dos indicadores do programa atingidos, a empresa vem se destacando na busca de uma produção cada vez mais sustentável e alinhada aos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance).


Na oportunidade, a superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, ressaltou que o momento é importante não somente para a empresa, mas para a cadeia produtiva do calçado no Brasil. “O Origem Sustentável é a única certificação de ESG para o setor no mundo e termos mais uma empresa certificada é sempre um momento de alegria e um indicativo de que estamos no caminho certo, rumo a uma indústria cada vez mais sustentável e alinhada às tendências de consumo”, disse.


O diretor da empresa, Paulo Roberto dos Reis Filho, destacou que a Crespi do Brasil pensa na sustentabilidade muito além da sua estrutura física e do pilar ambiental. ”Queremos contribuir com a nossa comunidade local por meio de ações que favoreçam a educação, a saúde, o esporte, que valorizem a cultura e gerem empregos, sempre com o objetivo de promover a inclusão social, econômica e política”, comentou.

O Origem Sustentável é mantido pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e tem o objetivo de certificar as empresas com práticas sustentáveis na cadeia produtiva do calçado. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o programa segue a diretriz de indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Atualmente já são mais de 100 empresas de componentes e calçados participantes, entre certificadas e em processo de certificação