A Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Clóvis Salgado, promove o desfile Moda e Arte no Palácio, dia 22 de outubro, às 19h, no foyer do Palácio das Artes. A segunda edição do evento abrirá a Semana de Moda de Belo Horizonte e tem patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC).

foto Tânia Müller

O desfile conta, ainda, com os apoios institucionais da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e da Câmara de Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e faz parte da programação da 30a edição do Minas Trend. A curadoria é dos estilistas Antônio Diniz, presidente da A.Criem, Victor Dzenk e Renato Loureiro. O tema escolhido – Moda e Arte no Palácio – ressalta a moda como elemento da cultura que transita e dialoga com todas as artes, uma atividade potente capaz de transmitir e amplificar expressões artísticas e mensagens contemporâneas. Nada mais natural que o desfile ocorra no Palácio das Artes, a casa que abriga todas as manifestações culturais.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, pontua a importância dessas ações no âmbito da construção de políticas públicas voltadas para o design mineiro. “A realização do desfile, seguido de exposição no Palácio da Liberdade, integra o programa Minas Criativa, no qual se insere o Passarela Liberdade, que é o Plano Executivo da Moda do Governo de Minas Gerais. Essas ações, que são inauguradas no contexto da Semana de Moda de Belo Horizonte, materializam a proposta de construir políticas públicas voltadas para o design, uma demanda apresentada pelo Conselho Estadual de Política Cultural. O desfile e a mostra cumprem o objetivo de fomentar, dar visibilidade ao trabalho dos nossos designers e de valorizar a moda mineira, que é historicamente reconhecida no país e conquista admiradores no mundo”, comenta Oliveira.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, ressalta a relação entre a moda e a cultura. “A moda atravessa todas as artes e é um retrato de épocas e civilizações. É, sem dúvida, uma das maiores manifestações artísticas com uma característica a mais que suas irmãs, a de também ser uma indústria. A moda integra a economia da criatividade e, como o turismo, gera renda e emprego, movimentando a cadeia produtiva de roupas, sapatos, acessórios, joalheria e até da indústria de cosméticos. Por toda esta riqueza, é que a Fundação Clóvis Salgado e o Palácio das Artes têm a honra e o privilégio de abrigar em seus mais nobres espaços, o desfile que marca a abertura da Semana de Moda em Belo Horizonte”, afirma Reis.

Serão apresentados looks autorais de 50 designers mineiros pertencentes à associação, incluindo 10 novos talentos previamente selecionados por meio de avaliação de seus portfólios. Bela Ferreira, Adriana Gonçalves, Lívia Castro, Diego Alvarenga, Marina Rosa, Thiago Mirandes, Lívia Lopes, Aislan Batista, Rodolfo Oliveira, Túlio Assunção são os novos nomes que cruzarão a passarela pela primeira vez. “É uma ótima oportunidade de eles ganharem visibilidade e de mostrarem suas criações junto a profissionais já tarimbados”, diz Loureiro, responsável pela curadoria dos candidatos.

A renovação e oxigenação do mercado por meio da criatividade e manifestação dos jovens estilistas é um dos objetivos da A.Criem. O styling do desfile terá a assinatura de Paulo Martinez e a direção geral é de Roberta Mazzola. Os looks inspirados no streetwear e a cartela de cores são os elementos que trarão unidade à apresentação, costurando o trabalho de Martinez, que elegeu tons e texturas do preto em contraponto com metalizados de todos os matizes. 

A.Criem – A associação foi criada em 2020 com o objetivo de valorizar e divulgar os profissionais responsáveis pelo estilo da moda de Minas Gerais, além de defender seus interesses no mercado. Em abril, empreendeu sua primeira ação de repercussão nacional, promovendo o desfile Passarela da Liberdade, nos jardins do Palácio da Liberdade, evento que abriu a semana de moda de Belo Horizonte, com recursos da LEIC e dentro do mesmo conceito de ressaltar o talento dos estilistas mineiros.

Após o evento, os looks desfilados foram expostos na Pequena Galeria do Palácio das Artes. Desta vez, a primeira exposição será no Minascentro, durante a realização do Minas Trend. Depois, as roupas seguirão para mostra no Palácio da Liberdade, onde serão exibidas até novembro. Segundo Antônio Diniz, “a melhor forma de apresentar e valorizar a performance dos designers é por meio das exposições e dos desfiles, ocasião em que eles têm a oportunidade de liberar a veia criativa livres das amarras comerciais.”

Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.