As plantas adaptógenas são as que auxiliam no equilíbrio do corpo, ao permitir uma melhor adaptação do organismo às situações de estresse. Para recuperar as energias neste fim de ano e se preparar para um início de 2018 renovado, o médico especialista em nutrologia e bem estar Dr. Theo Webert destaca sete adaptógenos que trazem benefícios à saúde mental e física.

 

Usados por centenas de anos, os adaptógenos são remédios à base de ervas, que trazem benefícios para a saúde. Capazes de regular e minimizar os hormônios do estresse, eles são desenvolvidos por meio da extração de raízes, folhas e bagas e podem ser encontrados como suplementos, em cápsulas, pós e chás, podendo ser utilizados combinados ou sozinhos.

 

Sete adaptógenos para equilibrar o organismo

 

Ashwagandha – Disponível em pó, cápsulas, comprimidos e na forma líquida, a Ashwagandha reduz o estresse e estabiliza o açúcar no sangue. Também diminui a ansiedade, melhora a memória e o sistema imunológico e pode contribuir para diminuir os sintomas de depressão.

 

Astragalus – Pode ser encontrado como extrato de raiz seca, cápsulas e pó. É antibacteriano, anti-inflamatório, regula os níveis de energia e melhora o sistema imunológico.

 

Eluthero (ginseng siberiano) – Disponível na forma de raiz em pó, o ginseng siberiano auxilia na melhora do humor e da memória e reduz o cansaço. Também reduz os sintomas de estresse físico, as dores articulares e musculares.

 

Maca – Seu consumo é recomendado acompanhado de alimentos. Fonte de nutrientes importantes para o organismo – incluindo proteínas, fibras, cálcio e magnésio – a Maca aumenta a energia, melhora a libido, equilibra hormônios e promove o aumento das endorfinas.

 

Manjericão Sagrado (Holy Basil) – Disponível por meio do extrato, o ingrediente melhora a memória e os níveis de energia. Contribui para um sono melhor e geralmente é utilizado para controlar o estresse por regular os níveis de cortisol.

 

Panax ginseng (ginseng asiático) – Geralmente disponível como extrato de raiz em pó, o panax ginseng pode ajudar a superar a fadiga, acalmar a mente, estabilizar o humor e auxiliar na regulação do sistema imunológico.

Rhodiola Rosea – Pode ser encontrado em chás, cápsulas, líquido ou em comprimidos. O Rhodiola Rosea auxilia na adaptação do cortisol a níveis mais saudáveis, dá mais energia e contribui para a saúde do coração