Após uma temporada em Salvador, a Exposição ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba’ chega a São Paulo, a partir do dia 12 de dezembro (até 04/02/2024), na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111).  Com entrada gratuita

 

Reunindo mais de 80 obras que exploram diversas técnicas de pintura, objetos e instalação que foram produzidas por 68 artistas (sendo 23 cubanos e 34 brasileiros de 10 estados, incluindo São Paulo, Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, e Santa Catarina) a Exposição promete promover um mergulho na riqueza da expressão artística de Cuba e Brasil, celebrando a criatividade e a cultura desses dois países e também do continente africano.

A iniciativa visa ampliar a compreensão da diversidade cultural presente em ambas as nações, utilizando a Arte Naïf como meio de expressão e difusão. Por fim, a exposição propõe um diálogo, facilitando um intercâmbio cultural entre Brasil e Cuba, incentivando a colaboração e o entendimento mútuo. Esses pilares enriquecem ainda mais a experiência estética oferecida pela mostra.

 

A exposição também vai contar com rodada de conversas com pessoas representativas ligadas ao tema e mediadores treinados com viés da diversidade de gênero, lgbtqia+, além de acessibilidade, legendas em braile em português e espanhol e áudio descrição das obras através de QR Code.

 

Dia 13 (quarta-feira)

Seminário Artístico e cultural – “Contemporaneidades na arte Naif no Brasil e em Cuba”

 

10h00 às 11h30 –

Arte Naïf ou primitivistas modernos?

Mediação: Shirlene Pérola Negra / Odécio Visintin Rossafa Garcia – Brasil

Debatedores: Andréia de Alcântara (Brasil)  é Historiadora, Arte Educadora, Artista Plástica. É mestra em História da Arte (2018) pela Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, letras e ciências Humanas – UNIFESP -Oscar D’Ambrósio (Brasil),  Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, Crítico de arte e Curador.

 

11h30 às 13h00 – Mercado de artes no mundo, novos caminhos, novas ferramentas e novos formatos – como fazer ?

Mediação: Oscar D’Ambrosio – Brasil

Debatedores: Luise Weiss – Gravadora, pintora, fotógrafa, professora. Graduada em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Odécio Visintin Rossafa Garcia – Agrônomo e ambientalista – Colecionador de arte, idealizador da exposição MAMÁFRICA ANCESTRALIDADES AFRICANAS NO BRASIL E CUBA – Criador do projeto Barthô Naif em Brasília .DF; FABRÍCIO REINER- Mestre em Filosofia com especialização em Culturas e Identidades Brasileiras  e  Bacharel em História, ambos pela Universidade de São Paulo.

 

14h00 às 15h00 – visita guiada na exposição

 

15h15 às 17h00 – Arte e Política – ferramenta de transformação social na realidade do povo preto no brasil e cuba

Mediação: Juliana Candido

Debatedores: Mirian Celeste Martins- Pesquisadora, artista e docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Júlio Tavares – é poeta e escritor. É autor dos livros “Outros outubros virão… Revoluções Proletárias” e “Arte na encruzilhada dos tempos: Ricardo Amadasi”.

 

17h15  –  exibição de filme – Documentário  Vai prá cuba, comunista!

Direção de Homero Flávio

Produção de Odécio Rossafa

Participações Especiais : Frei Betto, Guilherme Boulos, Arieh,Professor Gallina.

 

Encerramento : 18h00.