Fernando Pimentel, diretor superintendente e presidente emérito  da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção- ABIT,  esteve na abertura da  28ª edição do INSPIRAMAIS, salão de lançamentos de materiais inovadores para as indústrias de calçados, móveis, confecções e bijuterias, na FIERGS, em Porto Alegre/RS. Evento que conta com a  promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) , e  realização do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e parceria do Sebrae Nacional.

foto Tânia Muller

Segundo o executivo a ABIT , também esteve  em paralelo, apoiando o RS Model 2023,   evento de confecção  e moda , que apresentou um novo conceito com foco em qualidade de produto, produção sustentável e inovação, sempre com a expectativa de gerar novos negócios, que contou com  uma realização integrada com o INSPIRAMAIS, sendo um marco para o mercado gaúcho, unindo dois setores que caminham juntos e que agregam valor um ao outro ,dando aí uma expectativa favorável para o semestre.

Para Fernando ” Acabamos de chegar da ITMA 2023, que aconteceu entre os dias 8 e 14 de junho, uma das maiores feiras de têxteis e confeccionados do mundo,  em Milão, na Itália. Na ocasião pudemos conversar com uma série de  outros países que são  ótimos competidores da nossa indústria brasileira. Muda a língua, porém os assuntos são parecidos, com maior ou menor ênfase em determinados temas. O mundo não está fácil, há uma sobre- oferta, uma disputa fortíssima . Porém eu não conheço ecossistemas tão democráticos como o nosso. E vocês vão questionar: Se fosse tão bom assim, vocês não viveriam reclamando.   A vida do ser humano é feita de desafios e renovação.  Não podemos nos contentar com o que temos. O Brasil poderia estar crescendo muito mais, e o nosso mercado crescendo  mais ainda.”

” Nesta mesa de abertura  temos um conjunto de apoios  públicos e privados de associações  que entenderam a importância de trabalhar de uma forma coordenada , não só neste evento maravilhoso, mas também nas agendas do Congresso Nacional, criando um modelo de trabalho  relevante. Quando eu falo  indústria, é o conceito da própria indústria, como neste evento que temos o  estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, o grande e criador Walter Rodrigues, tudo isto o Brasil tem. O que  nós precisamos é realmente acreditar,  como o estilista brasileiro João Maraschin,  radicado em Londres,  fazendo sucesso. Temos aqui a Apex, que faz um trabalho extraordinário, assim como Sebrae.  O Brasil tem ativos consideráveis. Temos é que  fazer a máquina se movimentar  e que o país  seja atrativo para quem  nasce aqui e  para quem vem de fora   Focar os negócios está cada vez mais difícil e as agendas se ampliaram , e tudo tem que ser sustentável. É sempre inspirador estar aqui na INSPIRAMAIS ”  disse Fernando Pimentel  E o  executivo  terminou elogiando a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, pelo seu trabalho.