O festival ID: Rio 2024 marca sua 3ª edição com atividades em três municípios do Estado do Rio: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. O cronograma do evento conta com palestras no Enel Summit, uma série de desfiles e um line-up de shows gratuitos, via Sympla ingressos, que inclui Fernanda Abreu, Johnny Hooker e Toni Garrido.

Claudio-e-Helena-Silveira foto Tânia Müller

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, o ID:Rio 2024 mergulha nas possibilidades da identidade da cadeia produtiva fluminense, consolidada como fundamental motor de geração de emprego, renda e desenvolvimento para todo o Estado do Rio de Janeiro. A programação do evento contará com diversas atividades, a partir de sua abertura oficial em Petrópolis, no dia 01/03 (sexta-feira) com desfile de marcas, da tradicional Rua Teresa.

 

“Petrópolis é uma referência histórica no mercado da moda fluminense pela produção têxtil e seus polos de compras. Por isso, receber o ID:Rio Festival será uma importante estratégia para o fortalecimento do setor em nossa cidade, e para disseminação do conceito de moda sustentável e criativa. Temas estes ligados à questão ambiental urgente que vivemos no mundo atual”, observa o prefeito da cidade Rubens Bomtempo.

 

Já em Niterói, no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o dia da mulher,  “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ), será o desfile mais aguardado, juntamente, com o show de Fernanda Abreu, para encerrar o primeiro dia na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). No sábado (09/03), o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre moda sustentável, negócios e protagonismo feminino, até o início dos desfiles “Beachwear de Cabo Frio”, protagonizado por marcas do polo criativo”, diretamente da associação dos lojistas da rua de biquinis, e “Coleção Energia by Almir França”. Para finalizar, Johnny Hooker se apresenta em um show exclusivo e gratuito.

 

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global” e com o show de Toni Garrido. A praça do MAC também recebe o Mercado Criativo, que reúne microempreendedores de todo o estado, além de bares e restaurantes, emoldurando o palco dos shows.

 

No Rio de Janeiro, no dia 11/03 (segunda-feira), a programação é especial para mulheres empreendedoras, com workshops e a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que enfatiza: “ O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho”.

Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: “O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter a oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda.”

 

O Estado do Rio de Janeiro mantém-se, há décadas, como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários núcleos de moda, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

 

Nesse contexto, surge o ID:Rio Festival, evento multiplataforma, com foco no empreendedorismo do trade da moda do Estado do Rio de Janeiro, reunindo formação, cultura,  economia criativa e experiências em um line-up totalmente gratuito.

 

O ID:Rio 2024 reúne esforços para levar informação, capacitação e, sobretudo, oportunidade para uma parcela fundamental da economia fluminense, cujo acesso a ferramentas de aprimoramento profissional, tecnológico e de gestão, ainda é relativamente restrito.

 

No line-up de shows gratuitos, em Niterói, a presença de grandes nomes, como Fernanda Abreu, Johnny Hooker, Toni Garrido e DJ Negralha (O Rappa), todos na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). No interior do MAC, o ID:Rio apresenta uma jornada de conhecimento com um dia inteiro de palestras, com temática girando em torno do tema “negócios sustentáveis”.

 

Encerrando o ID:Rio 2024, o evento chega à capital carioca, em um dia dedicado à sustentabilidade na gastronomia, com workshop duplo reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (@musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa de nomes como Claudia Viana, subsecretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

 

Através dessas iniciativas, o evento abre espaço para o fortalecimento do diálogo de toda a cadeia produtiva da moda com a economia criativa.

 

Confira o line-up da edição 2024 do ID:Rio:

 

Cidade Data Horário Ação
Petrópolis 01/03

Teatro Imperial

15h Abertura oficial
16h Palestra Enel: Consumo consciente

e eficiência de custos com energia

17h Palestra Visual Merchandising

por Grasylle Ferreira

18h Palestra Inova Moda Digital

by Senai Cetiqt

02/03

Rua Teresa

18h Desfile de encerramento reunindo marcas locais
Edição especial da feira de gastronomia Deguste, com atração musical
Niterói 08/03

MAC

15h Abertura dos portões ID:Rio

Pça. MAC

17h Cerimônia de abertura para convidados

Lounge Mercado Criativo

18h Desfile Lécia by Letícia Spiller (Apoio IED RJ)

Salão Principal

19h Show Fernanda Abreu

+ DJ Felipe Roale + DJ Nicole Nandes

Praça MAC

09/03

MAC

09h30 Abertura ID:Rio Apresenta Linka

Evento de educação voltado para empreendedores, pequenos negócios e estudantes

09h45 ID Rio Apresenta Linka: Pedrinho Salomão
10h25 ID Rio Apresenta Linka: Breno Paquelet
11h05 ID Rio Apresenta Linka: Carol Portella
11h45 Inova Moda Digital by Senai Cetiqt
12h45 Intervalo para almoço
14h ID:Rio e Mulheres do Brasil apresentam: Diálogos de Impacto – Protagonismo feminino em rede: O poder de transformação social dos coletivos de mulheres na cidade de Niterói
14h30 EmPower15: Histórias que transformam
14h45 Diálogos de impacto: Empreendedorismo e moda sustentável
15h20 EmPower15: Histórias que transformam
15h40 Negócios sustentáveis de impacto
16h20 Encerramento
18h Desfile Coleção Energia by Almir França
10/03

MAC

15h Abertura dos portões ID:Rio
18h Desfile Mulheres do Brasil

by Mulheres do Sul Global

Salão Principal MAC

19h Show Toni Garrido

DJ Felipe Roale + DJ Negralha (O Rappa) Praça MAC

Rio de Janeiro 11/03

Biblioteca Parque Municipal

Auditório Darcy Ribeiro

10h Abertura com presença da Sec. de Estado de Cult. e Econ. Criativa Danielle Barros
10h30 Workshop Nova gastronomia sustentável com Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo)

e Luiza Souza (@musadaspanelas)

14h Mesa redonda:

Claudia Viana (Subsec. Est. Cultura e Economia Criativa do RJ), Luiza Souza (@musadaspanelas) e Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo)

 

*programação sujeita a alterações

 

O ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

 

Serviço

Festival ID:Rio 2024

Teatro Imperial

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro, Petrópolis – RJ, 25620-150

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem, 24210-390, Niterói, RJ. CEP: 24210-390

Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-004

Dias: 1 a 11 de Março

Instagram: @idriofestival

Programação online, através do Instagram @idriofestival, e convites gratuitos via Sympla.