Depois de modernizar o espaço físico da sua rede de concessionárias, com o novo padrão global de arquitetura Signature, a Ford aplicou o mesmo conceito no ambiente virtual das suas revendas. Ela é a primeira montadora no Brasil a uniformizar os sites de 100% das suas concessionárias, seguindo o mesmo padrão visual da marca. O projeto, chamado Ford Digital Signature, começou a ser implantado no final de 2022, com suporte da empresa Geronimo Web, do Reino Unido, que desenvolve o mesmo trabalho para a Ford na Europa e Oceania. Além do Brasil, ele também foi adotado no Equador e agora será expandido para outros mercados da América do Sul.


O objetivo é aprimorar a jornada do cliente, integrando a sua experiência no mundo físico e digital — o chamado “phygital” –, para que ele encontre informações atualizadas nos diferentes canais, de forma dinâmica e conectada.   “O cliente está cada vez mais conectado. Antes de chegar à loja ele acessa o site para saber o preço e informações sobre os produtos e serviços. Com o Digital Signature, temos confiança de que toda a rede está passando uma informação correta e acessível para o cliente”, diz Pedro Resende, diretor de Vendas e Rede de Distribuição da Ford.
As 110 concessionárias da Ford no Brasil estão integradas  e continuam a ter liberdade para incluir páginas com conteúdo próprio nos respectivos sites, como ofertas de veículos seminovos. Outra vantagem é a possibilidade de realizar ações especiais de forma sincronizada na rede, como no lançamento de produtos.  Em poucos meses após a implantação, as revendas já mostram avanços no volume de tráfego dos sites, incluindo número de visitantes e páginas visualizadas, em muitos casos com crescimento de mais 100%.
“A adesão ao novo padrão tem se mostrado positiva e o tempo de navegabilidade do usuário teve um grande crescimento, bem maior que nas métricas anteriores”, relata Barbara Gesteira, gerente de Marketing da concessionária Ford Indiana. “A participação constante da montadora na edição do site, com banners e ações, é um suporte maravilhoso no dia a dia da equipe de marketing.”
“A performance do website da concessionária, de um modo geral, cresceu consideravelmente e melhorou praticamente todas as nossas métricas. As taxas de conversão são positivas e satisfatórias. O programa, sem dúvida, otimizou e aprimorou o relacionamento da concessionária com os clientes na web”, diz Isabel dos Santos, responsável pelo Marketing e Social Media da Ford Gambatto.