Com a chegada do mês de julho, período de alta estação do turismo cearense, o Fortal, um dos maiores festivais de música do país,que acontece na Cidade Fortal de 20 a 23 de julho, prevê a geração de cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos durante o mês de julho, nos 54 setores da economia impactados pelo evento. O evento reúne, neste ano, o maior line-up de todas as edições, realizando um mega mix musical, com grandes nomes da música nacional, trazendo para Fortaleza turistas de todo o país e do exterior para curtir os quatro dias de evento.

“O trabalho informal também é contemplado, oferecendo diferentes formas de rendimentos dentro do terceiro setor. Conforme dados do Ministério do Turismo e da EMBRATUR, o conjunto de ações tornaram Fortaleza o destino mais procurado para a alta estação de 2023”, afirma Colombo Cialdini, um dos diretores-fundadores do Fortal 2023.

De acordo com o Observatório do Turismo da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) e da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), são esperados mais de 500 mil pessoas desembarcando via aérea e terrestre no período do evento, que serão responsáveis por injetar na economia do estado do Ceará e de Fortaleza mais de 1 bilhão de reais. Esse dado é do Observatório do Turismo da Prefeitura de Fortaleza, que constata através de pesquisa que um turista deixa em torno de R$ 2.800 reais no período do evento.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) informam que a ocupação hoteleira em Fortaleza, Aquiraz, com o complexo do Beach Park, e do Cumbuco, em Caucaia, é de 98,7% no período do evento.

Além dos shows, o evento oferece experiências exclusivas que resultam da mistura de ritmos e emoções que agitam milhões de pessoas há três décadas. A edição de 30 anos do evento também está com um novo logo engrandecendo a marca através da personalização, além de destacar a vastidão do público do festival e a representação cultural que Fortal tem para todo o país.

 

O Fortal realiza há sete anos duas grandes ações filantrópicas juntamente com os foliões, em favor dos menos favorecidos em Fortaleza e no  interior: Fortal Games, que recolhe alimentos não perecíveis para distribuir nas entidades carentes; e o Fortal Solidário, que consiste na doação de um valor em dinheiro, que no ano 2019 arrecadou 218 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram distribuídos em entidades carentes. Em 2022 foi doado o valor de R$ 175.000 mil reais em dinheiro para o Instituto Peter Pan, que cuida de crianças com câncer. 

Os ingressos  estão à venda no siteEfolia (https://www.efolia.com.br) e Central do Fortal (RioMar Fortaleza, piso L1, próximo a sorveteria San Paolo).