Com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural e o legado do Design Moderno Brasileiro, a Galeria Teo  desde o dia 10 de novembro, na Rua João Moura 1298, São Paulo, está  com a exposição Julio Katinsky Designer, com curadoria assinada por Ethel Leon,  e você pode conferir até o  28 de janeiro de 2023.

A Galeria Teo propõe um espaço dedicado às preciosidades assinadas pelo mestre modernista e apresenta vários móveis projetados pelo arquiteto, ex professor e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Com expografia realizada pelo arquiteto e designer gráfico Claudio Novaes, são apresentados móveis desenhados em 1959 e 1960 para a L’Atelier, empresa que marcou a transição de uma criação artesanal para uma produção industrial, além de itens mais recentes que serão lançados pela Fahrer Design.

Para Ethel Leon “O trabalho de Julio Katinsky como professor e pesquisador vem sendo mais valorizado do que sua atuação como designer de móveis, esta exposição tenta dar relevo ao projeto desses produtos, entre os quais, uma cadeira especialmente projetada para a clausura do Convento das Carmelitas de São Paulo.”

No  último dia 26 de novembro, aconteceu um debate sobre os móveis e sua relação com a arquitetura, com as participações da professora arquiteta Helena Ayoub e do arquiteto marceneiro Isac Marcelino.

Ao final de janeiro, acontecerá o segundo debate com Artur Rozestraten e Paulo Fonseca de Campos, arquitetos e urbanistas professores da FAUUSP.