A Enel S.p.A. (“Enel”) informa que finalizou hoje a venda à empresa grega Public Power Corporation S.A. (“PPC”) de todas as participações acionárias detidas pelo Grupo Enel na Romênia, após o cumprimento das condições precedentes habituais para este tipo de transações previstas no respectivo contrato de venda, celebrado em 9 de março de 2023. Em linha com o referido acordo, a PPC pagou um valor total de aproximadamente 1.240 milhões de euros, equivalente a um valor empresarial cerca de 1.900 milhões de euros (numa base de 100%). Está também previsto um mecanismo de ganho relativo a um potencial pagamento adicional pós-fechamento, com base no valor futuro do negócio de varejo.

A transação geral, excluindo o earn-out potencial, gerou um efeito positivo na dívida líquida consolidada do Grupo de cerca de 2.080 milhões de euros em 2023, o que inclui a entrada de caixa de cerca de 200 milhões de euros em dividendos extraordinários, que se soma ao efeito positivo de cerca de 85 milhões de euros já gerados em 2022.

A transação também produziu um impacto cumulativo negativo de 1.398 milhões de euros nos resultados líquidos relatados do Grupo para 2022-2023, dos quais 777 milhões de euros em 2023 (incluindo 655 milhões de euros relativos à liberação da reserva cambial). Por outro lado, a transação não tem impacto nos resultados econômicos ordinários do Grupo.

A venda está alinhada com as prioridades estratégicas do Grupo, que preveem o reposicionamento da Enel em países onde o Grupo tem maior potencial de crescimento e uma presença integrada, ou seja, Itália, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Chile e Colômbia.