O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), maior operadora de saúde do País, acaba de firmar um contrato com a EDP, multinacional que atua em todos os segmentos do setor elétrico, para a implantação de quatro usinas solares com cerca de 4,4 MWp de potência instalada. O objetivo é garantir o abastecimento elétrico de 60 Centros Clínicos do Grupo. O contrato de fornecimento terá duração de 10 anos, com investimento de R﹩ 20 milhões para a construção dos empreendimentos.

As plantas, a serem instaladas por meio da EDP Smart, divisão que reúne todo o portfólio de soluções em energia da EDP, ocuparão uma área somada de mais de 155 mil metros quadrados – o equivalente a 15 campos de futebol – e utilizarão 8.361 módulos fotovoltaicos. Juntas, as usinas totalizarão 4,4 MWp de potência e vão gerar cerca de 8.350 MWh por ano, o equivalente ao consumo de 2.784 residências. Isso significa uma economia estimada em mais de R﹩ 1,2 milhão na fatura de energia do Grupo NotreDame Intermédica apenas no primeiro ano de funcionamento.

A construção das unidades também proporcionará benefícios ao meio ambiente. Anualmente, 515 toneladas de gás carbônico deixarão de ser emitidas, o equivalente ao plantio de 3.680 árvores. “Este projeto é uma forma de reduzirmos o impacto ambiental das atividades do GNDI e, também, de estimularmos a cultura do uso responsável dos nossos recursos naturais. As usinas reafirmam o nosso compromisso na adoção de ações que envolvem todos os aspectos de sustentabilidade e critérios socioambientais em nossas práticas e em nossos negócios”, afirma Irlau Machado Filho, presidente do Grupo NotreDame Intermédica.

“A EDP tem como missão liderar a transição energética, daí a importância dos investimentos em geração solar – seja em geração distribuída ou centralizada (utility scale) – em nossa estratégia. Por isso, é motivo de orgulho para a EDP ter sido escolhida pelo Grupo NotreDame Intermédica, uma referência nacional em saúde, para tocar um projeto de energia solar desta magnitude e relevância”, afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil.

Para Anderlei Buzelli, vice-presidente de ESG do Grupo NotreDame Intermédica, o projeto promove ativamente a eficiência energética dos Centros Clínicos, que terão uma redução de cerca de 20% no gasto com energia elétrica. “Além de buscarmos uma melhor eficiência energética, com este projeto vamos produzir energia limpa sem impacto ao meio ambiente. A tecnologia utilizada pela EDP é a de menor impacto possível e está ligada aos nossos valores e nosso compromisso de sustentabilidade, principalmente no combate às mudanças climáticas”, afirma o executivo de ESG.