A Merkator Feiras e Eventos, promotora da  Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que  acontece entre os  dias 15, 16 e 17 de novembro, em Gramado no Rio Grande do Sul , projeta  que este será  o maior encontro setorial do ano com o olho em expandir tanto os negócios do final do ano como em movimentar as esteiras das fábricas no primeiro trimestre de 2022 e que contará   com a presença  de compradores  de 20 países.

Este movimento com importadores deve ser decisivo para o segmento nacional atingir o crescimento de 25,5% nas exportações ainda este ano sobre 2020, chegando a cerca de 117 milhões de pares embarcados para o exterior, conforme está planejado pelos industriais. “E tudo com obediência aos protocolos sanitários do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Gramado”, diz o promotor Frederico Pletsch, que já traz na bagagem a experiência do ano passado quando a feira também foi realizada presencialmente, ainda com a pandemia do Coronavírus em índices mais elevados de transmissão. A feira terá 220 expositores com mais de 800 marcas.

 

Mercados que tradicionalmente são compradores dos calçados e acessórios brasileiros, como os sul-americanos que vêm da Bolívia, da Colômbia, da Argentina, do Peru, do Equador, do Paraguai e do Uruguai vão estar entre as delegações e devem ser maioria entre os estrangeiros presentes. “São mercados que conhecem profundamente as nossas marcas e têm identificação com os nossos produtos. O consumidor desses países já está fidelizado, e esses compradores vêm à feira para renovar os seus estoques”, explica o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.

 

O desembarque internacional no Porto Alegre Airport receberá também visitantes vindos de países da América Central como Costa Rica, Porto Rico, Nicarágua, El Salvador, Panamá e República Dominicana, e da América do Norte, importadores dos USA. Da Ásia estão chegando compradores dos Emirados Árabes, Kuwait e Paquistão e da África, Egito e Líbia. Os portugueses são os representantes na feira do continente europeu.

“Queremos que a Zero Grau cada vez mais seja uma vitrine do produto brasileiro para mundo, atraindo negócios em diferentes mercados e ampliando o alcance das nossas empresas. O objetivo é ampliar as relações das empresas brasileiras, além de reforçar laços já existentes”, reforça o diretor da Merkator. “Além disto, estamos felizes porque esta retomada de negociação mundial do setor, em terras brasileiras, está sendo realizada de forma presencial em nosso evento”, finaliza ele.