A 29ª edição do INSPIRAMAIS, salão que lançou mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias entre os dias 23 e 24 de janeiro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, encerrou com saldo positivo para os cerca de 150 expositores. Somente em negócios internacionais, realizados por meio do Projeto Comprador, promovido pelo Brazilian Materials, foram mais de US$ 3,5 milhões em negócios in loco e mais de US$ 12 milhões em vendas alinhavadas no evento. No total, são mais de US$ 15,5 milhões (R$ 76,4 milhões) em exportações geradas pela mostra. Nos dois dias, o salão recebeu uma visitação 30% superior à da edição passada, alcançando mais de 8 mil pessoas.


A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, destaca que o salão deu um salto qualitativo nesta 29ª edição. “Tivemos uma visitação muito qualificada, além de uma intensa agenda política, com representantes dos poderes executivo e legislativo estadual e federal. Logo na abertura do evento, recebemos o CEO da Arezzo & Co, Alexandre Birman, que ressaltou a importância do salão no lançamento de materiais de moda. Demos um salto de representatividade”, avalia. Segundo ela, também foi destaque a visitação internacional de compradores dos principais mercados da América Latina e Europa, além de importantes players dos maiores polos produtores de calçados do País.

O gerente de Marketing e Produto da Cipatex (Cerquilho/SP), Rafael Bonvicini, destaca que o salão recebeu a maior visitação das últimas edições. E não só isso, segundo ele, os negócios realizados no evento aumentaram 300% em relação à edição do ano passado. “Se pudéssemos resumir o que foi esta edição do INSPIRAMAIS em uma palavra usaria: explêndido. Além de fecharmos negócios importantes, com clientes antigos e novos, distribuímos um grande volume de amostras”, avalia. Segundo ele, embora a maior visitação tenha sido de calçadistas gaúchos, a Cipatex recebeu clientes dos polos de Birigui/SP, Franca/SP e Nova Serrana/MG, além de compradores internacionais da Argentina, Equador, México, Portugal e República Dominicana.

A Romeu Couros (São Paulo/SP), que opera em parceria com a Leather Labs, foi outra expositora satisfeita. O diretor Maurício Saragiotto destaca que a visitação foi muito maior em relação à edição anterior, o que demonstrou a assertividade das coleções e o crescimento do salão. “O segundo semestre começa aqui, no INSPIRAMAIS. É a partir daqui que iniciamos as vendas para a segunda parte do ano. O indicativo visto aqui é positivo”, comenta Saragiotto, acrescentando que o grupo recebeu visitação de clientes do Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. “De todas as edições que participamos no Rio Grande do Sul, foi a que mais recebemos clientes de São Paulo.  Além de compradores nacionais, a empresa recebeu importadores da Colômbia, Chile e México.

O Projeto Comprador INSPIRAMAIS, realizado por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chamou a atenção dos expositores. Nesta edição, o projeto recebeu 22 grupos internacionais da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru, Portugal e República Dominicana que, juntos, produzem mais de 20 milhões de pares de calçados por ano.

Um desses compradores é Daniel Backes, da Eurocomponentes (República Dominicana). Estreando no evento, o empresário destaca que o chamou atenção a inovação e a criatividade dos materiais apresentados no salão. “Já trabalhamos com o Brasil há alguns anos e a evolução é notória. Somente no INSPIRAMAIS, fechamos mais de US$ 65 mil em negócios, mais de 10% do total que importamos em um ano”, conta.

Miguel Pesantes, diretor da Pimenta Shoes (Equador), que veio pela segunda vez ao INSPIRAMAIS, conta que tem relação de longa data com fornecedores brasileiros. “Importamos do Brasil toda a matéria-prima utilizada pela fábrica. Aqui, temos a garantia de encontrar produtos de qualidade, conforto, moda e sustentáveis. Eu não penso na China, eu só penso no Brasil”, conta.

O evento foi uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização foi do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae Nacional.