O Instituto Projeto Neymar Jr recebe, amanhã,  domingo (1), a final brasileira do maior torneio de futebol amador do mundo, o Red Bull Neymar Jr’s Five,, na Praia Grande, em busca do passaporte rumo ao Qatar e a chance de encontrar o craque pessoalmente no palco da próxima edição da Copa do Mundo. O evento não contará com a presença do público

Com ‘parça’ de Ronaldinho Gaúcho, campeãs mundiais e novatos, seis times, divididos em duas categorias, disputam o título nacional visando à fase internacional, diante de 31 países, no Qatar, com a presença do craque da Seleção Brasileira.

Consagrados (SP), Street Five (BH) e Eurose7e (PE) se enfrentam na categoria mista. Entre os destaques, estão o  Lu Caneta ‘Rei do Drible’ , do Consagrados,  e já atuou ao lado de Ronaldinho Gaúcho  e Falcão; a equipe do Street Five, campeã mineira em 2019 e que busca o primeiro título no evento; e os pernambucanos que formam o time mais jovem do evento, com cinco dos seis atletas nascidos nos anos 2000.

“Quando perdemos o Mundial, saímos com o sentimento de que não era o fim do sonho. Eu e o LuCaneta somos abençoados por tantas coisas acontecerem nas nossas vidas. Conhecemos vários craques, mas, poder reencontrar o Neymar Jr, que é nosso ídolo e no país que vai sediar a próxima Copa do Mundo, é ainda mais especial. Vamos dar tudo nesse torneio, pois sabemos o quão gratificante é ser campeão e viver essas experiências únicas”, afirma Henry Shoji,   capitão do Consagrados.

Entre as meninas, o Resenha 013, da Baixada Santista, está de volta à final nacional. Bicampeão brasileiro,  o time também foi o primeiro campeão mundial da categoria e, de quebra, já atuou contra Neymar Jr e até viajou para a França para reencontrá-lo. Mas, para assegurar um tri inédito, terão de passar por Exterminadoras F.C e Vila Show (PE).

 

“É uma sensação muito boa e diferente em relação à primeira vez, que era tudo novo. Não tínhamos noção de como era nada, então, a cada etapa que vencíamos, era uma nova descoberta. Dessa vez, que já conhecemos e passamos por isso antes, a gente já fica imaginando como tudo deve acontecer, mas com a chance especial de conhecer um novo país”, afirma Edely Fontes, autora de um belo drible em Neymar Jr no Mundial de 2018.

 

De olho no título nacional e para carimbar a vaga visando à etapa mundial, cuja realização será no Qatar, pela primeira vez na história, as equipes vão se enfrentar, dentro das suas categorias, no sistema de ida e volta. Os dois melhores avançam à final. Os vencedores se juntam aos brasileiros Fortal Bulls (feminino) e Renegados da Baixada (misto), campeões da edição 2021, para representar o Brasil diante de 31 países em maio, no Oriente Médio.

 

Inspirado no ‘futebol de rua’, o conceito esportivo da competição é bem simples. Os times entram em campo com cinco jogadores e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos de partida. As dimensões do campo são menores e não se pode pisar na área delimitada próxima ao gol.