A Interfood, leia-se os the best Gabriel e João Cury, e a vinícola portuguesa José Maria Fonseca , fizeram um almoço exclusivo no hotel Ca’d’Oro , em São Paulo. Presentes dois grandes representantes da vinícola: Leonardo Cataldo, diretor comercial, e o embaixador e export manager, Tomas Baião. Na ocasião foram degustados/harmonizados os vinhos João Pires Branco 2021 e João Pires Rose 2021, e os tintos Periquita Superyor 2015 e Periquita Reserva 2020, com os pratos by chef Fabrizio Machado Guzzoni, da terceira geração do hotel.
Segundo Leonardo Cataldo, a vinícola de 7 gerações, tem a sustentabilidade como parte do seu DNA, que está apoiada em um tripé : meio ambiente, social e econômica. Esta foi a única forma de expandir para uma certificação de sustentabilidade holística. A José Maria Fonseca foi a primeira produtora de vinho português a obter a certificação em sustentabilidade Fair’N Green .
Na harmonização de entrada foram degustados os vinhos:
João Pires Branco 2021, produzido com a casta Moscatel de Setúbal, da região Península de Setúbal. Com teor alcoólico de 11,5%, possui visual amarelo esverdeado, com notas florais intensas, fresco e equilibrado, e o vinho João Pires Rose 2021, produzido com Moscatel Graúdo, Touriga Nacional, possui teor alcoólico de 12 %. No visual um rose pálido, no nariz violetas rosas e lichia..Boa acidez com final frutado e fresco
Os vinhos de entrada foram harmonizados com antipasto italiano e Burrata Italiana com tomatinhos confit
Foram servidos os tintos
Periquita Reserva 2020- vinho tinto cor rubi intenso, com 13% de teor alcoólico , feito com um blend de uvas Castelão (50%), Touriga Nacional (30%) e Touriga Franca (20%). Com 8 meses em carvalho francês e americano de primeiro e segundo uso. Apresenta aroma de frutas doces, cassis, amora, violeta, groselha negra, ameixa, violeta, café e baunilha. Na boca equilibrado e persistente.
Periquita Superyor 2015-vinho tinto de cor vermelho intenso, com 14% de teor alcoólico, 10 meses em barrica de carvalho francês novo. Feito com 90% Castelão, 7% Cabernet Sauvignon e 3% Tinta Francisca. Notas de Ginja (fruta tipica portuguesa) com chocolate, framboesa, groselha carvalho e especiarias. Um vinho de guarda, encorpado, com taninos perfeitos e final longo.
Que foram harmonizados com:
Confira quem passou por lá
Chef Fabrizio Machado Guzzoni foto Tânia Müller