A Interfood, leia-se os the best Gabriel e João Cury, e a  vinícola portuguesa José Maria Fonseca , fizeram um almoço  exclusivo no hotel Ca’d’Oro , em São Paulo. Presentes  dois grandes representantes da vinícola: Leonardo Cataldo, diretor comercial,  e o embaixador e export manager, Tomas Baião. Na ocasião foram degustados/harmonizados  os vinhos João Pires Branco 2021 e João Pires  Rose 2021,  e os tintos Periquita Superyor 2015 e Periquita Reserva 2020, com os pratos by chef Fabrizio Machado Guzzoni, da terceira geração do hotel.

Segundo Leonardo Cataldo, a vinícola de 7 gerações,  tem a sustentabilidade como  parte do seu  DNA, que  está apoiada em um tripé  : meio ambiente, social e econômica. Esta foi a única forma de expandir para uma certificação de sustentabilidade holística.  A José Maria Fonseca foi a  primeira produtora de vinho português a obter a certificação em sustentabilidade Fair’N Green .

Na harmonização  de entrada foram degustados os vinhos:

foto Tânia Müller

João Pires Branco 2021, produzido com a casta Moscatel de Setúbal, da região Península de Setúbal. Com teor alcoólico de 11,5%, possui visual amarelo esverdeado,  com notas florais intensas,  fresco e equilibrado, e o vinho João Pires  Rose 2021, produzido com Moscatel Graúdo, Touriga Nacional,  possui teor alcoólico de 12 %. No visual um rose pálido, no nariz violetas rosas e lichia..Boa acidez com final frutado e fresco

Antipasto italiano feito com carpaccio, presunto cru San Daniele,, bresaola e grana foto Tânia Müller

Os vinhos de entrada foram harmonizados com antipasto italiano  e Burrata Italiana com tomatinhos confit

 

foto Tânia Müller

Foram servidos os tintos

Periquita Reserva 2020- vinho tinto cor rubi intenso, com 13% de teor alcoólico , feito com um blend de uvas Castelão (50%), Touriga Nacional (30%) e Touriga Franca (20%). Com 8 meses em carvalho francês e americano de primeiro e segundo uso. Apresenta aroma de frutas doces, cassis, amora, violeta, groselha negra, ameixa, violeta, café e baunilha. Na boca  equilibrado e persistente.

Periquita Superyor 2015-vinho tinto de cor vermelho intenso, com 14% de teor alcoólico, 10 meses em barrica de carvalho francês novo. Feito com  90% Castelão, 7% Cabernet Sauvignon e 3% Tinta Francisca. Notas de Ginja (fruta tipica portuguesa) com chocolate, framboesa, groselha carvalho e especiarias. Um vinho de guarda, encorpado, com taninos perfeitos e final longo.

Que foram harmonizados com:

 

De sobremesa o tradicional Tiramisu foto Tânia Müller

Confira quem passou por lá

Chef Fabrizio Machado Guzzoni foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller