No sábado do dia 26 de agosto, a Orquestra Sinfônica Heliópolis retorna ao Teatro Arthur Rubinstein, no Clube Hebraica, com seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, um dos mais importantes maestros do cenário musical brasileiro. O concerto acontece às 20h, e promete encantar o público com mais um programa erudito da Temporada 2023 do Instituto Baccarelli. Para o repertório, serão interpretadas obras emocionantes do russo Tchaikóvski.

O grupo abre a noite com a orquestra de cordas Serenata, escrita por Tchaikóvski aos quarenta anos, em 1880. A peça nos lembra que o caráter de dança perpassa toda a música do compositor, que tem como parte sólida de seu legado a trinca de balés O Lago dos Cines, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes, sendo até hoje parte fundamental do repertório de diversas companhias de bailado.

O concerto continua com a interpretação da Sinfonia No. 4, de 1877, dedicada à viúva de um magnata do setor ferroviário, Nadejda Von Meck, que se tornou a patrona das artes após a morte do marido. Von Meck era fascinada pela música de Tchaikóvski e o contratou para que ele pudesse apenas compor. Os dois trabalharam juntos entre 1876 e 1890, período no qual trocaram 1200 cartas, mas jamais se encontraram pessoalmente. A partitura é dividida entre o afeto trágico, movimentos líricos e é encerrada com uma melodia folclórica russa.

Com o comando do maestro Isaac Karabtchevsky, que também é diretor artístico do Instituto Baccarelli, o público pode esperar uma interpretação cativante e arrebatadora de duas obras tão marcantes para o compositor russo Tchaikóvski.

 A venda de ingressos para a apresentação está disponível nos valores de R$70 (meia-entrada e membros do Clube Hebraica) e R$140 pela bilheteria do teatro ou pelo site ticketfacil.com.br.