2023 é o ano em que a parceria entre SOLLOS. e jaderalmeida completa 19 anos e reunir pessoas, promover boas experiências e apresentar lançamentos em produtos e soluções em março, é uma tradição que se confirma há mais de uma década. E, nesta edição, o jaderalmeida  LAB converte-se em galeria para abrigar o conceito Continuidade_s, uma curadoria do designer Jader Almeida em torno de suas obras, no qual traça um paralelo entre os ícones de sua criação autoral ao compromisso com a inovação e a originalidade.

A constante pesquisa e investigação da forma, se sintetizam em cada novo lançamento como uma retórica rica, materializada em peças, que são ao mesmo tempo funcionais, poéticas e colecionáveis. Todo produto deste pensamento, onde design e arte criam intersecções precisas e instigantes, caracteriza as particularidades dos momentos da produção do designer, contadas por meio de suas coleções ao longo de sua carreira.

Para além da retrospectiva histórica e dos lançamentos, os revestimentos, as tipologias e os materiais também são abordados com maestria. A complexidade do viver contemporâneo exige cada vez mais tais percepções transversais do cotidiano e, tendo em vista a sagacidade em resoluções formais, soluções adequadas no design são fundamentais.

Como principal exemplo, tem-se a coleção LONDON que configura peças de diferentes geometrias e aplicações. Em 2023, ela é incrementada com o lançamento da versão torre, que assim como os demais produtos que a compõe, resulta em conceitos de simplicidade e elegância.

Para as superfícies, são apresentados os desdobramentos das coleções BOULE e BALLET – ambas caracterizadas pela alta complexidade de execução – em peças sublimes em sua resolução formal, convidativas ao olhar e à descoberta tátil. No que diz respeito aos assentos, a ampla gama de mais de 200 soluções já existentes é complementada com a inédita coleção DREY, que é composta por cadeiras e poltronas com a tônica na sutileza.

O espaço expositivo  configura momentos distintos de descobertas, que acontecem em cinco atos. Ao adentrar o complexo, há uma cafeteria destinada a pequenas reuniões e um rooftop para degustar um drink. Logo à frente, o pavilhão é composto pelo ground, pelo patamar e pelo salão principal. Em cada momento, sensações distintas são experimentadas.

No ground, os ambientes sugerem as escalas e as possibilidades de cada uma das peças expostas. Enquanto no patamar, há uma atmosfera instigante. Já no salão principal, as peças estão dispostas em plataformas que exploram o caráter escultórico dos modelos. Para arrematar, um painel com imagens de produtos demonstra a prolixidade do vocabulário material que o designer desenvolve em parceria com a SOLLOS. “Esta atmosfera inspiracional nos projeta para sensações de deleite, no qual boas memórias são construídas em uma experiência no universo da marca jaderalmeida”, explica o designer.