Maison de Luxo Montblanc apresenta a primeira edição da coleção Montblanc Masters of Art presta homenagem ao pintor holandês Vincent van Gogh, um dos pintores mais populares do final do século XIX, com ideias visionárias agora vistas como precursoras do modernismo.  A Coleção Masters of Art aparece em  cinco instrumentos de escrita de edição limitada, que homenageiam as várias fases, pessoais e artísticos, da vida do pintor, inspirando-se em algumas de suas obras mais conhecidas .

 

A maison tem o prazer de cooperar com o Museu Van Gogh em Amsterdã para garantir que as edições limitadas Masters of Art Homenagem a Vincent van Gogh se alinhem com a visão do museu sobre o trabalho e vida do artista. O Museu Van Gogh atua como guardião da herança de Vincent van Gogh, abrigando a maior coleção mundial de arte de Van Gogh com mais de 200 pinturas, cerca de 500 desenhos e mais de 700 cartas. Comemorando seu 50º aniversário em 2023, o Museu Van Gogh continua a inspirar inúmeros devotos com a vida e obra de Vincent van Gogh e seus contemporâneos.

 

Este instrumento de escrita de edição limitada 4810, em versão caneta-tinteiro e rollerball, celebra a época de Vincent van Gogh em Arles, com detalhes de design que evocam os trigais provençais e uma de suas pinturas mais famosas, Girassóis. Em 1888, Vincent van Gogh deixou Paris e encontrou uma nova inspiração, novas condições de luz e tranquilidade em Arles, no sul da França. Ali, ele se apaixonou pelas paisagens ensolaradas e se estabeleceu para capturar o clima infundido pelo sol e as belas cores de natureza.

 

O corpo do instrumento de escrita, decorado em tons de amarelo e laranja, lembra as paisagens ensolaradas do sul da França, como capturadas nas obras de Van Gogh. Este período de brilho também se reflete na laca laranja usada para preencher a assinatura ‘Vincent’, gravada no anel do corpo revestido de platina da edição. Ao lado, uma gravura de ‘1888’ comemora o ano em que ele se mudou para Arles.

 

A famosa série de cinco pinturas de girassóis de Van Gogh também foi criada neste período, emprestando sua semelhança à interpretação gravada na pena artesanal em ouro maciço Au 750 revestida a ródio. A espátula de Van Gogh inspirou o clipe revestido de platina, enquanto sua pincelada arrebatadora é imortalizada na laca amarela do topo da tampa. Seu gosto pelo cachimbo, ao qual ele se referiu em muitos de seus auto-retratos, é capturado em um detalhe sutil do clipe: a parte superior tem a forma de um cachimbo e é preenchida com uma preciosa resina amarela.

 

A tampa desta edição é feita de madeira carpa em sinal da admiração de Van Gogh por esta forma de arte. A faca de cortar madeira ou hangi-toh usada no Japão para fazer xilogravuras inspirou a silhueta geral do instrumento de escrita.

 

Na  Vincent van Gogh Edição Limitada 888,o  design desta edição evoca o tempo do artista em Saint-Rémy-de-Provence e Auvers-sur-Oise com detalhes que refletem os céus provençais e uma de suas pinturas mais famosas,. A gravação de ‘Saint-Rémy’ na tampa do instrumento de escrita revela o cenário para a próxima etapa da jornada pessoal do pintor. A gravação ‘1889’ no anel do corpo comemora o ano de sua mudança para Saint-Rémy, ao lado de uma de suas assinaturas preenchida com laca azul.

O céu azul provençal e os trigais dourados se refletem em incrustações de laca translúcida em diferentes tons de azul e na sobreposição do esqueleto, feito de ouro amarelo Au 750 maciço. As estrelas, que brilham intensamente no céu noturno sobre os campos de trigo, são representadas por partículas cintilantes na laca azul do corpo e pelo emblema Montblanc em ouro amarelo Au 750 maciço no topo da tampa, embutido na laca azul.

 

Ao longo de sua estada em Saint-Rémy, Vincent van Gogh manteve laços estreitos com sua família. A imagem gravada na pena de ouro maciço Au 750 imortaliza a esperançosa pintura de Vincent Almond Blossom, sua resposta ao nascimento do sobrinho que compartilhava seu nome. Uma das obras mais famosas de Van Gogh, esta pintura foi criada especificamente para homenagear o feliz evento familiar e simbolizar o início de uma nova vida. O estilo japonês da pintura imita a silhueta geral de uma faca de corte de madeira japonesa, ou hangi-toh. A espátula de Van Gogh inspirou o clipe revestido de platina, enquanto sua pincelada arrebatadora é imortalizada na laca azul do topo da tampa. A parte superior do clipe tem a forma de um cachimbo e é adornada com uma pedra citrina amarela.

 

Acompanhando as edições limitadas da coleção, há uma seleção de acessórios de escrita. Um refinado caderno inspira seu design na paisagem ensolarada de Wheatfield com um Reaper,  criado por impressão 3D para lembrar a técnica de impasto de Van Gogh. A capa do caderno também é adornada com a assinatura de Van Gogh. O turquesa suave de seu trabalho Almond Blossom inspirou a tinta Montblanc na tonalidade turquesa.

A coleção se completa com a adição de abotoaduras, trabalhadas em aço inoxidável, laca azul e cristal de safira que refletem os céus hipnotizantes frequentemente vistos na obra de Van Gogh.