A Maison  Montblanc está celebrando   em 2024, o 100º aniversário do seu ícone, o instrumento de escrita Meisterstück. Lançada em 1924, quando usava seu primeiro nome – Simplo, caneta nasceu das mãos dos artesãos europeus, que já estavam desenvolvendo os seus projetos pessoais e a criando instrumentos de escrita únicos para uso próprio. Por exibirem um artesanato altamente avançado, essas criações eram conhecidas como Meisterstück, que significa “obra-prima” em alemão. Esta coincidência deu origem à primeira coleção, que rapidamente ascendeu ao status de ícone cultural e é, ainda hoje, sinônimo de Montblanc.

A  caneta  tornou-se tão icônica que, embora o seu nome tenha sido traduzido inicialmente em vários países, rapidamente eles foram abandonados e a palavra alemã Meisterstück tornou-se o seu nome em todos os mercados em que apareceu.
Desde o início, o número “4810” – referente à altura da montanha Mont Blanc em metros – esteve intrinsecamente ligado à Meisterstück. Os quatro dígitos eram exibidos com destaque na embalagem, gravados na tampa e – desde 1930 – na pena.

Em 1928, outro atributo considerado hoje característico da Montblanc foi introduzido com a Meisterstück: os dois anéis de ouro foram adicionados à tampa, não apenas como elemento decorativo, mas para fortalecer a tampa e reduzir o risco de fissuras.

A introdução da primeira com três anéis dourados na tampa ocorreu em 1937. Diz-se que este detalhe reconhecível representa os três indivíduos que tiveram a maior influência na formação da empresa nos seus anos de fundação: Wilhelm Dziambor, Christian Lausen e Claus Johannes Voss.

Com o início do modelo 149, em 1952, existente até os dias atuais, surgiu um verdadeiro “futuro clássico do design”; outras novidades, como os primeiros modelos Doué e a ‘Wing nib’ – uma pena mais macia – completaram o portfólio desta época.

No início da década de 1970, a Montblanc tomou uma decisão que poderia ser vista como um precursor do compromisso da Maison com o luxo: a Meisterstück “em forma de charuto” da década de 1950 desfrutou de um renascimento, para além do modelo 149.

Os designs mais ousados ​​da Meisterstück foram eliminados, enquanto a gama de modelos clássicos e simplificados cresceu. Na década de 1980, estreou o modelo Solitaire.Mas, apesar das muitas variações, este instrumento de escrita atemporal manteve os seus códigos centrais de design e continua a inspirar como símbolo da cultura da escrita. Entre todos os diferentes estilos de instrumentos de escrita criados , a Meisterstück ocupa um lugar especial no coração dos artesãos e designers que trabalham com ela todos os dias, preservando a sua tradição através da excelência no artesanato.