A maior estrutura inflável para shows da América Latina já começa a ganhar forma na Serra Gaúcha. Quem chegar a Canela (RS) pode acompanhar de perto a montagem do espaço que vai receber a maior atração imersiva de Natal do mundo. Para a implantação, os organizadores do Mega Domo levaram em conta a questão ambiental e priorizaram soluções sustentáveis para não interferir no ecossistema na hora de fincar bandeira na cidade. O espetáculo “Viagem de Natal”, uma iniciativa da empresa Histórias Incríveis Entretenimento e com assinatura do diretor Edson Erdmann, promete contagiar o público com uma experiência inesquecível.

“Um projeto desses, de dimensão mundial, só tinha um lugar para ir: a Serra Gaúcha. Canela está recebendo uma das maiores inovações do Brasil em termos de entretenimento. Uma imersão incrível, com projeção gigantesca, som que será usado pela primeira vez no Brasil! Muita gente boa, do mundo todo, envolvida neste projeto, com uma tecnologia nunca feita nestas dimensões! É emoção garantida!!”, afirma Edson Erdmann, idealizador do Mega Domo e diretor da Histórias Incríveis Entretenimento, produtora do espetáculo Viagem de Natal.

 

Com ênfase nos cuidados ambientais que foram tomados desde a preparação do terreno locado na esquina entre as rodovias estaduais de Gramado e Canela, o local foi escolhido com base na grande visibilidade e no fato de já possuir licenças prévias para a futura construção de um hotel. Para erguer o Mega Domo neste espaço, todas as licenças ambientais e de mobilidade necessárias foram levantadas, depois de um extenso estudo feito por geólogos e biólogos que atestaram que nenhum dano ambiental seria causado pela obra. O PCCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio) está em conformidade com normas técnicas para este tipo de instalação.

“O sistema de esgoto no local, não é uma fossa comum. Para essa finalidade, existe uma miniestação de tratamento de água, onde a fossa é lacrada e não produz cheiro na coleta. Dentro dessa estação, há a utilização de sulfato de alumínio, que faz com que toda a parte sólida desça para o fundo. Depois, a água escorre para outro recipiente, onde é adicionado cloro para deixar a água com 93% de pureza para finalmente chegar até o esgoto pluvial”, explica Valdinei Marques Nascimento, engenheiro responsável pela implantação da atração em Canela.

Esse sistema de tratamento é o mesmo utilizado pela CORSAN, Companhia Riograndense de Saneamento. “A água captada depois de decantada no tanque de efluentes vai para a caixa de cloração para ter um pouco mais de tratamento. Em laboratório é feita a checagem, correção de cloro e alcalinidade da água”, reforça Roberto Shimomura, produtor de Engenharia da História Incríveis.

“O talude foi concebido de maneira a otimizar a drenagem do terreno e em conformidade com as normas que estabelecem a razão entre sua altura e distância horizontal. Pedras de diversas granulometrias foram utilizadas no projeto, técnica que potencializa a estabilidade da superfície do terreno”, esclarece, ainda, Valdinei Marques Nascimento.

O Mega Domo foi produzido com tecnologia internacional, em lona de altíssima qualidade, com tratamentos antichamas. Com a consultoria de engenheiros da USP, foram feitos estudos de aerodinâmica e segurança. Usando a mesma tecnologia de um balão, o Domo é inflável e será totalmente estaqueado no terreno, suportando ventos de mais de 120 km/h. Serão três estruturas que se complementam e perfazem uma área de quase 5 mil m2, tendo a capacidade de atender 2 mil pessoas sentadas, além de contar com um enorme foyer, que abrigará uma área VIP, café, loja e espaços para parceiros. Os ingressos estão sendo vendidos em agências de turismo e na plataforma de entretenimento Uhuu, bilheteria oficial do evento. Para mais informações, basta acessar o site http://www.viagemdenatal.com.br/.