Uma missão realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em Juazeiro do Norte/CE gerou bons frutos para empresas da região do Vale do Cariri. Promovida entre os dias 19 e 21 de fevereiro, por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a missão contemplou oficinas de preparação para exportação e criatividade, palestra sobre tendências em materiais lançados no INSPIRAMAIS de janeiro e visitas de compradores internacionais a seis empresas locais.


O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, que acompanhou a iniciativa, destaca a força do polo cearense, não somente com relação ao potencial de negócios, mas também em termos criativos. “O Nordeste brasileiro é um polo cultural muito rico de criatividade. A Assintecal, como entidade setorial que representa empresas brasileiras, tem a missão de instigar para que todo esse potencial se transforme em negócios, gerando desenvolvimento econômico e social para a Região”, avalia. Segundo ele, empresários que participaram das oficinas saíram satisfeitos com os aprendizados, que abrangeram formação de tabelas de preços para exportações, atendimento personalizado para cada mercado internacional, questões tributárias globais e uso da identidade regional na criação de produtos com design diferenciado.

Ontem, último dia de missão, 21 de fevereiro, as empresas puderam aplicar os aprendizados das oficinas realizadas. Durante todo o dia, as indústrias de componentes locais IBK, PVC, HG, Kazzir, Sassa e Evatec receberam compradores do México (Sandálias Caribeñas) e do Peru (Clutch). “As visitas foram um primeiro contato para alinhar negócios futuros com alguns dos principais mercados internacionais para os componentes brasileiros”, conclui o gestor.


A missão foi uma realização do Brazilian Materials que contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE).