A  grife de luxo Montblanc acaba de lançar – e já está no Brasil – o relógio Montblanc 1858 Geosphere Zero Oxigênio Exploração do Polo Sul, dedicado ao Polo Sul e à Aurora Austral.
No último dia 13 de dezembro, o alpinista Simon Messner, filho do premido alpinista Reinhold Messner, participou da Maratona do Gelo da Antártica com o relógio no pulso, para testar a eficiência da tecnologia Zero Oxigênio em baixíssima temperatura. Com ele, estava o diretor da divisão de relógios da Montblanc, Laurent Lecamp, um entusiasta do montanhismo e das maratonas.
O relógio desafia as explorações em ambientes extremamente gelados, mantendo a visibilidade do mostrador e a performance do movimento, pela falta de oxigênio no interior do mecanismo. Isso aumenta a vida útil dos componentes e melhora a legibilidade do tempo para os esportistas e adeptos das atividades em gelo e montanha

O gelo glacial é diferente do gelo branco porque a sua idade, densidade e peso expeliram quase todas as bolhas de ar no seu interior, o que significa que ele pode absorver quase todas as cores do espectro. A cor azul é refratada graças à ausência de oxigênio. É este tom azul que foi destacado no mostrador do Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole Exploration Limited Edition.

A caixa do relógio apresenta ainda uma moldura de alumínio anodizado bidirecional azul glacial com um ponto cardeal luminescente, combinando com o mostrador azul que traz o símbolo especial da Montblanc com o motivo da geleira, dando a impressão de irradiar diretamente no gelo. Esta técnica especial de mostrador foi projetada para trazer uma impressão de profundidade e luminosidade genuínas. Os artesãos de mostradores começam estampando o volume do mostrador para criar o padrão gelado e, em seguida, empregam uma técnica especial chamada gratté boisé como base. Cada camada é impressa, envernizada, polida e deixada a secar durante a noite antes que a próxima camada possa ser aplicada. Essa técnica demorada leva quatro vezes mais tempo do que um mostrador padrão para ser concluída e requer mais de 30 etapas separadas.

Simon Messner testa o relógio Montblanc 1858 Geosphere O Oxigênio Exploração do Polo Sul durante a Maratona do Gelo na Antártica – Divulgação

Este tema gelado continua com uma caixa ultraleve de titânio de 42 mm e uma pulseira cônica intercambiável que vem com um sistema de ajuste fino e um novo acabamento totalmente acetinado. O relógio também vem com uma pulseira adicional intercambiável em tecido cinza com padrão de corda.

 

Não é apenas o gelo glacial que é desprovido de ar, o Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole Exploration Limited Edition 1990 junta-se à série de relógios “Zero Oxygen” da Montblanc, que apresentam vários benefícios.
Exploradores como Reinhold Messner precisam de seus equipamentos para trabalhar em ambientes desafiadores. Zero oxigênio dentro da caixa do relógio não apenas elimina o embaçamento, que pode ocorrer com mudanças drásticas de temperatura em altitude, mas também evita a oxidação. Sem oxigênio, todos os componentes duram muito mais e proporcionam uma precisão inabalável ao longo do tempo.

O relógio é movido pelo Calibre MB 29.25, um movimento automático com a complicação Manufacture Worldtime da Montblanc com aproximadamente 42 horas de reserva de energia. Tal como acontece com todos os modelos 1858 Geosphere, ambos os hemisférios Norte e Sul são representados por dois globos tridimensionais que giram no sentido anti-horário e incluem uma indicação de dia e noite para que o usuário possa ver que horas são na Terra com um simples olhar. Um observador atento também notará que a Montblanc adicionou a rota de Messner através do Pólo Sul no continente Antártico como uma homenagem à lendária expedição do Mark-Maker. Há também uma data às três horas e uma indicação de hora dupla às nove horas.

 

 

Para celebrar toda a beleza do Polo Sul, a Montblanc também adicionou uma gravura da Aurora Austral no verso da caixa. Este fenômeno de beleza inesquecível surge sobre a Baía Paraíso, da Antártica, famosa pelos seus pinguins imperadores e pontos de observação de baleias, bem como por ser um dos locais mais frios e ventosos. na terra.

 

A Aurora Austral, também conhecida como Luzes do Sul, é um show de faixas de luz colorida que dançam no céu noturno. Este fenômeno natural é causado quando partículas elétricas do Sol colidem com partículas de gás na atmosfera terrestre, fazendo com que os gases emitam luz. Os comprimentos de onda determinam a cor das luzes, com o oxigênio liberando uma tonalidade vermelha ou amarelo esverdeado e o nitrogênio emitindo luz azul.

 

Esta Aurora Austral também pode ser vista à noite no mostrador do relógio, com a luminescência azul iluminando os continentes e o ponteiro duplo das horas, enquanto a luminescência verde destaca os ponteiros das horas e dos minutos, os algarismos e índices, e os pontos cardeais.

 

Montblanc utiliza uma técnica especial para realçar esta paisagem polar na parte de trás do relógio, proporcionando-lhe uma autêntica representação 3D, que proporciona profundidade e realismo como se fosse uma fotografia. Fabricado em titânio, o metal deve primeiro ser estruturado, o que significa que a decoração será gravada a laser, levando em consideração o relevo do desenho. O acabamento desejado (fosco e brilhante) também é obtido a laser. Finalmente, vem a fase de coloração. As cores são criadas com oxidação gerada a laser. É o nível de oxidação que determina a cor final desejada. A Montblanc é uma das Maisons Suíças mais avançadas a utilizar esta tecnologia numa superfície tão grande.
O Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole Exploration é limitado a peças de 1990 e captura o espírito de exploração da Montblanc, tanto em termos das aventuras para as quais os relógios são feitos e também como eles são projetados e criados. Ele vem com uma pulseira de titânio e uma pulseira de tecido, que são facilmente intercambiáveis, e estará disponível nas boutiques Montblanc em todo o mundo.