A Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. anunciou os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano encerrado em 31 de dezembro de 2023, destacando uma receita de $8,5 bilhões, 32% acima de 2019, e lucro líquido GAAP de $166,2 milhões. A empresa alcançou um EBITDA Ajustado de $1,861 bilhão e um EPS Ajustado de $0,70, impactado negativamente por $0,07 devido à moeda estrangeira. No Brasil, a temporada de cruzeiros teve um desempenho acima do esperado, com destaque para itinerários na Antártica e Patagônia.

O balanço também é positivo para reservas na Europa, vendidas antecipadamente, à espera da temporada de cruzeiros no Velho Continente. A empresa viu melhorias nos custos operacionais, com Custos Brutos de Cruzeiro por Dia de Capacidade em $301 e Custos Líquidos Ajustados excluindo Combustível por Dia de Capacidade em $154, uma redução de 21% em relação a 2022. A ocupação anual foi de 102,9%, e a receita por Dia de Cruzeiro por Passageiro aumentou 17% em relação a 2019.
No âmbito ESG, a Norwegian anunciou metas de redução da intensidade de gases de efeito estufa de 10% até 2026 e 25% até 2030. Em 2023, a companhia recebeu três novos navios, marcando um ano histórico em termos de entregas.
Para 2024, espera-se um aumento de 5,5% no Rendimento Líquido e um EBITDA Ajustado de cerca de $2,2 bilhões, com um lucro líquido ajustado de aproximadamente $635 milhões e um EPS Ajustado de $1,23. A empresa também destacou uma forte demanda do consumidor, com uma posição reservada e preços em níveis recordes.

“Norwegian Cruise Line Holding experimentou um ano expressivo de crescimento e conquistas em 2023. Recebemos com sucesso três novos navios, um para cada uma de nossas marcas, representando as mais entregas em um único ano na história de 57 anos de nossa Empresa. Este marco importante destaca nossa dedicação à inovação e compromisso em proporcionar experiências de férias excepcionais para nossos hóspedes,” comentou Harry Sommer, presidente e diretor executivo da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd.

“Olhando para frente, estamos determinados a capitalizar nossas conquistas recentes e aproveitar o momento positivo e a forte demanda por cruzeiros que resultou no ano em altas históricas tanto em nossa posição reservada quanto no preço. Nossa equipe está ansiosa para mostrar nossa frota de classe mundial, entregar experiências excepcionais e superar as expectativas dos hóspedes que receberemos a bordo em 2024 e além,” continuou Sommer.
Apesar do impacto do conflito em Israel, que levou a uma ligeira redução na ocupação e no rendimento líquido no quarto trimestre de 2023, a empresa continua otimista, com reservas para 2024 superando os níveis de 2019. A Norwegian também fez progressos significativos na redução da alavancagem e no desrisco do balanço patrimonial, pagando $1,9 bilhão em dívidas em 2023.
A  Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. relatou um ano de recuperação e crescimento em 2023, com expectativas positivas para 2024, apesar de desafios, como conflitos geopolíticos e pressões de custos.