O ano de 2024 será especial e terá comemoração em dose dupla não apenas para a organização do Rock in Rio, mas principalmente para os fãs. No Brasil, na Cidade do Rock no Rio de Janeiro, o festival marca os 40 anos desde quando todo este sonho começou e celebrará toda esta mágica história nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

 

Em Portugal, mais precisamente em Lisboa, a primeira cidade fora do Brasil a ganhar uma edição do evento, serão celebrados os 20 anos desde a primeira edição , foram nove edições, mais de 3 milhões visitantes na Cidade do Rock, investimento de mais de 225 milhões de euros, mais de 87 mil empregos gerados no país, cerca de 5,6 milhões de euros investidos em causas socioambientais e inúmeras ações, entre as quais: a instalação de painéis fotovoltaicos em escolas, projeto de reflorestamento de áreas de floresta queimada por incêndios, equipagem de hospitais e IPSS, construção de salas sensoriais para jovens, e muitos outros. Em 2024, o festival, está de volta para uma edição especial nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024.

Esta nova localização manterá a capacidade da venue anterior, no Parque da Bela Vista, para 80.000 pessoas diárias. A área de público em frente ao Palco Mundo terá aproximadamente as mesmas dimensões da utilizada no Palco Mundo do Parque da Bela Vista, mas serão utilizados 30 mil m2 a mais, para prover ainda mais conforto para o público transitar entre as atrações e para trazer ainda outras atividades. A organização anuncia grandes novidades além de uma nova localização, o Parque Tejo Lisboa.

“Esta será, sem dúvida, uma edição histórica, que surge do convite do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para estrearmos o Parque Tejo Lisboa como local para grandes eventos pós Jornada Mundial da Juventude, ao mesmo tempo que aproveitam esta oportunidade para recuperar todo o terreno da Bela Vista, necessidade que já sinalizamos há muitos anos”,  diz

 

Mas as novidades não se restringem a mudança de local. Para garantir uma festa à altura do novo espaço, o festival traz Ed Sheeran, que se apresentou pela primeira vez em Portugal em 2014,  O artista é o primeiro nome confirmado para a 10ª edição portuguesa do festival, sendo headliner do dia 16 de junho e levando ao Palco Mundo grandes hits e os seus singles mais recentes, do álbum Autumn Variations.     O Rock in Rio Lisboa também apresenta uma nova campanha de comunicação que visa transmitir os 20 anos de emoções, valores e vontade de um mundo melhor, nas celebrações de uma data tão especial. “All in Rio” é o conceito que reflete aquilo que o Rock in Rio sempre foi e procura continuar a ser: uma plataforma multi experiência, agregadora, inclusiva, que por meio da música e do entretenimento abordando temas relevantes para a construção do futuro coletivo

 

Roberta Medina foto divulgação

Segundo Roberta Medina,”Olhar para trás e ver o trajeto do Rock in Rio desde a chegada a Portugal, em 2004, o quanto o festival e o mercado evoluíram, os desafios que superamos, o legado que já deixamos, todas as pessoas que marcamos e os projetos que ao longo dos anos fomos criando e apoiando, que nos permitiriam ajudar a transformar vidas, é o que faz valer a pena. E é isso que queremos celebrar, com todos aqueles que fizeram e fazem estes 20 anos possíveis: o público, de todas as idades, crenças, estilos; os artistas, do rock ao pop aos mais recentes fenómenos digitais, sem esquecer obviamente os protagonistas dos bastidores, que são todos os que trabalham para colocar de pé o festival, além dos parceiros que fazem tudo isso ser possível e que mergulham com a gente com o mesmo empenho, dedicação e vontade de fazer um mundo melhor.”, afirma  a vice-presidente Executiva do Rock in Rio. “E como não é todos os dias que se faz 20 anos, vamos fazer aquilo que melhor sabemos fazer, a festa, numa edição especial: num espaço novo que vai permitir trazer mais entretenimento, mais conforto, áreas de alimentação e de descanso, elevando a experiência do público a um outro patamar, e que também nos vai permitir trazer novas propostas para dentro da Cidade do Rock, que na largada já traz Ed Sheeran como primeiro headliner anunciado! Não poderíamos ter um início melhor!”, acrescenta.

 

Roberta  salienta ainda que “somos apaixonados pela Bela Vista e ficamos felizes por ver que em 2025 a cidade terá os seus dois grandes espaços para eventos ainda mais valorizados. A nossa relação com a comunidade local da Bela Vista continuará como sempre foi, continuaremos trabalhando com ela na promoção positiva do bairro e dos seus talentos, em geração de emprego, acesso à cultura e muito mais.”conclui