A Lojas Renner, maior varejista de moda omni do Brasil, e a Youcom, sua rede especializada em vestuário para o público jovem,  lançam as primeiras peças em jeans do país 100% rastreadas usando blockchain. A tecnologia permite o acompanhamento de todo o ciclo produtivo, do cultivo do algodão à fabricação das roupas. Os lançamentos são resultado de uma parceria com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) por meio do programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável), que rastreia desde as fazendas certificadas, onde a matéria-prima é produzida, até a entrega do produto final ao consumidor. A entidade ainda foi responsável, junto com a startup Ecotrace, pelo desenvolvimento desta solução de rastreabilidade digital voltada ao setor têxtil, incluindo fiação, tecelagem, confecção e varejo.

divulgação Renner

 

 

O objetivo da novidade é gerar produtos inovadores e experiências digitais surpreendentes para os consumidores, alinhados à jornada de sustentabilidade da Companhia. Além disso, endossa o lançamento da coleção 3D da Renner, em abril, que aposta na moda phygital — junção do físico com o digital — como oportunidade de novo modelo de negócio para a varejista.

 

A coleção da Youcom é composta por 3 peças que tiveram suas etapas iniciais de desenvolvimento digitalizadas e serão produzidas e comercializadas a partir do dia 5 de junho em lojas físicas e no e-commerce da Youcom. Para o desenvolvimento, a Youcom escaneou as peças piloto e utilizou softwares de simulação hiper-realistas que replicam os aspectos visuais (textura e cor) e físicos da matéria-prima, como elasticidade, fluidez e caimento do tecido, trazendo realismo ao processo, além da modelagem 3D.

Para Henry Costa diretor de Produto da Lojas Renner “Este projeto mostra que é possível conciliar moda, inovação e sustentabilidade para dar maior transparência ao processo produtivo de ponta a ponta, ao mesmo tempo em que nos permite engajar e influenciar positivamente os fornecedores e parceiros do nosso ecossistema. Com isso, reforçamos nosso compromisso com a moda responsável e permitimos que os clientes façam escolhas cada vez mais conscientes”, diz

 

“Em 2012, foi criado um protocolo único de certificação para as fazendas produtoras de algodão do Brasil. É uma jornada longa conseguir levar essa certificação até a palma da mão do consumidor, que está mais exigente. Com o programa SouABR, entregamos o que ele pede: responsabilidade socioambiental e rastreabilidade”, afirma o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato.
Nesta etapa do projeto, a Renner lançou, no final de maio, três modelos de calça jeans feminina. No caso da Youcom, são dois modelos de calça jeans feminina que começam a ser vendidos na segunda quinzena de junho. As duas marcas terão as peças no e-commerce e também em lojas físicas de praças selecionadas.A tecnologia blockchain criptografa e registra os dados de forma distribuída, garantindo a sua autenticidade e impedindo qualquer alteração. Isso significa que as informações inseridas por todos os fornecedores envolvidos na cadeia têxtil daquela peça são digitalizadas e auditáveis.

A partir daí, essa trajetória pode ser acessada por meio de um QR Code impresso nas etiquetas, que irá remeter a uma landing page. Além das fazendas produtoras de algodão, as empresas que participaram do projeto junto à Renner e à Youcom são a Vicunha Têxtil, nas etapas de fiação e tecelagem, e a Ease Confecções, na fabricação do