Nesta 47ª edição São Paulo Fashion Week , que tem como tema “Qual é a sua Utopia?”  o Sebrae se firma em mais uma edição para incluir no mercado da moda os pequenos negócios do setor, que representam 98,5% das empresas do país e respondem por 54% dos empregos formais.

O projeto “Contextualizar na Moda III”, parceria entre o Sebrae e Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), levará ao evento 200 empresários donos de pequenas empresas, entre eles startups focadas no segmento de moda e fashion business. Eles vão participar de uma programação intensa de troca de experiências, rede de contatos, palestras personalizadas, desfiles comentados, lançamentos exclusivos e conhecer os bastidores da semana de moda. Os empreendedores ainda terão atividades exclusivas no lounge da instituição.

A marc de moda praia capixaba Borana está no  line-up do SPFW.  A empresa já conquistou espaço na semana de moda com peças de cortes assimétricos, que mistura estampas e texturas, aposta em shapes confortáveis sem perder a sensualidade, característica principal do beachwear brasileiro. Patiara Aguiar, estilista, cresceu com o exemplo empreendedor da mãe – que já tinha experiência com moda íntima. No início, a mãe e a madrinha confeccionavam os produtos na sala da casa. O sucesso foi tamanho que, nos últimos anos, a empresa de moda praia evoluiu e deixou de ser um pequeno negócio após sua participação no desfile Top Five.  “O Sebrae contribuiu muito no nosso processo de crescimento, com projetos, consultorias e desfiles. A nossa popularização do reggae, e terá como lema “paz, amor e liberdade”.

 

lounge do Sebrae contará com diversas atividades para atender os empreendedores no evento. Na terça-feira (23) e na quinta-feira (25), o espaço receberá pitches de startups de moda para empresários. Em seguida, a Usefashion vai falar sobre os desfiles do dia, tendências de moda das últimas grandes semanas de moda, o que poderá ser visto nas ruas do Brasil e o que deve estar na previsão do compras do empresário.  

Na quarta-feira (24) e sexta-feira (26), acontecerá masterclass e mentorias, em que cada startup convidada pelo Sebrae terá sessões de 40 minutos. Às 16h, será realizada a MasterTech – Inovação, Tecnologia e Moda. Nesse encontro, Camila Achutti, CEO da Mastertech, tem a missão de desmitificar perspectivas e conscientizar as pessoas, de forma democrática e inclusiva, sobre como a tecnologia e a moda bebem das mesmas fontes. Às 18h, acontecerá o Tema e Coleção: Caminhos de Inspiração com Jefferson de Assis. O estilista irá analisar o tema de duas coleções vistas na edição 47 do SPFW.

O Cartel 011 completa a experiência que o evento proporciona. O consolidado marketplace vai operar a popup store e apresentará peças de moda e design, incluindo em seu mix uma curadoria de nove marcas indicadas pelo Sebrae em parceria com a organização do evento. As marcas selecionadas para a 47ª edição são: Bárbara Muller (PA), Yemara Atelier (PA), Gandhi (SC), SD (RN), Carol Barreto (RJ), Atelier Pepita (RJ), Canarito (MS), Artigo V. (MS), Cantuai (BA), Fabiane Montemezzo (RS), Invez (RS), ODEN (RS), Cerradouro (MG), Maihara Brandão (PI) e a Kaline (SC) – a marca participou do desfile Top Five e é referência no mercado de couro.