O mercado infanto-juvenil, um dos segmentos mais lucrativos da moda, de acordo com relatório da Mordor Intelligence, empresa indiana de análise e consultoria, faz seu début na passarela da 30ª edição do Minas Trend, de 24 a 27 de outubro, no Minascentro, reunindo 40 marcas do setor durante desfile de lançamento do projeto Minas Trend Kids, no dia 25, às 18 horas. O projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens é encabeçado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e tem apoio do Sindivest-MG. A iniciativa, coordenada pela empresa Top Agency, com patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) e da Belotur, é o primeiro passo para a inclusão definitiva do segmento no salão de negócios, que se efetivará na temporada primavera-verão 2024, durante a 31ª edição do evento, em abril de 2024, de acordo com a presidente da Câmara da Moda da FIEMG, Mariângela Marcon.

 

Para se ter ideia da margem de ganhos do mercado infanto-juvenil (que inclui vestuário, calçados e outros tipos de produtos), ela cita o relatório da Mordor Intelligence, que aponta crescimento estimado em US$ 258,35 milhões em 2023 e US$ 335,26 milhões até 2028, expandindo a 5,35%, de acordo com o indicativo da taxa de crescimento anual, Compound Annual Growth Rate (CAGR).

 

Para a gestora da Câmara da Moda, não há dúvidas de que esse nicho é promissor. “O mercado de moda infanto-juvenil trabalha com uma margem de lucro de 30%, e isso facilita sobremaneira investimentos em inovação. Além disso, esse segmento é altamente competitivo”, reitera Mariângela. No Brasil, a moda infantil cresce em média 6% ao ano e representa 16% do setor têxtil, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Vale lembrar que o país desponta como o quinto produtor têxtil do mundo e que 90% do setor do vestuário nacional é representado por micro e pequenas empresas.

“A FIEMG acompanha os desdobramentos do mercado e vários fatores nos despertaram para a urgência da inserção da moda infanto-juvenil no Minas Trend. O primeiro deles é que existe uma demanda constante de um consumidor em idade de crescimento que faz desse segmento um mercado importante a ser explorado”, pontua Mariângela. Para corroborar essa realidade, dados do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil possui uma população de 10,6 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 14 anos, o que representa um potencial de compra bastante elevado para ser desprezado pelas empresas do ramo varejista, segundo Mariângela.

 

Marcas como a Precoce, de vestuário, e a Maria Lua Calçados apostam nesse filão e estarão na passarela da temporada outono-inverno 2024 do Minas Trend, além de integrar o salão de negócios do próximo ano. “Vamos apresentar na passarela seis looks da nossa coleção outono-inverno 2004, que se chama “O Incrível Mundo dos Porquês”. O diferencial da Precoce são as estampas exclusivas e coloridas, que levam em conta temas lúdicos e de interesse da criança e do adolescente, além da utilização de algodão certificado com selo da Embrapa”, afirma a diretora da marca, Maria Thereza Gontijo.

 

Confira o link do Sympla https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-minas-trend-kids/2171437? para a compra dos ingressos para assistir ao desfile do Minas Trend Kids, dia 25/10, às 18h, no Minascentro. O primeiro lote, com ingressos a R$ 30, foi encerrado. Os ingressos do segundo lote custam R$ 40.