A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de dezembro de 2022 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. Segundo o estudo, o índice geral de Seguro Auto teve alta de 1,6% em dezembro, após hiato de quatro meses sem crescimento. Com isso, o índice apresenta aumento de 20,8% no acumulado dos últimos 12 meses.

Para Emir Zanatto, CEO da TEx, o crescimento de 1,6% em dezembro está ligado às cotações em fim de vigência e ao aumento na procura por seguro automóvel. “Isso indica que se trata de um período habitual de renovações das apólices, provavelmente por conta do 13º salário. Com muitas vigências se encerrando em novembro, a consequência é o aumento da demanda e a elevação dos preços. Vale lembrar que o mesmo cenário aconteceu em 2021, o que reforça a sazonalidade”, explica o executivo

Emir ressalta que outras externalidades também contribuíram para esse aumento significativo nos últimos 12 meses. “Os problemas na produção da indústria automotiva, por conta da pandemia, impactaram o preço de veículos novos e usados, que por sua vez resultaram no aumento da tabela Fipe. Essa elevação obrigou as seguradoras a aumentarem suas taxas de seguros para reduzirem os prejuízos, já que as indenizações são realizadas com base na tabela (Fipe)”.

Para baixar o IPSA completo acesse o link